A Lama da Samarco e o Crime Corporativo: uma reflexão necessária
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5150Palavras-chave:
Crime Corporativo, Samarco, Estudos Críticos Organizacionais.Resumo
O presente estudo objetiva-se a lançar luzes sobre o tema de crime corporativo tal como defendido por Medeiros e Alcadipani (2013a). Os estudos organizacionais tendem a se debruçarem sobre o aspecto positivo das organizações, tratando o seu lado sombrio como algo excepcional. Diante disso, Medeiros e Alcadipani (2013a) buscaram explorar esse lado sombrio, especificamente os crimes corporativos. Destarte, busca-se lançar reflexões acerca do evento da “Lama da Samarco” que ocasionou na morte de dezenove pessoas, em famílias desabrigadas, prejuízos econômicos, consequências ambientais e cálculo de atingidos inestimáveis. As conclusões no que se referem à classificação do evento da “Lama” como crime corporativo ainda é prematura, porém, defende-se a necessidade de tais reflexões como forma de desvelar práticas sombrias das organizações e, diante da atualidade desse acontecimento evidenciar como adoção de tais práticas é presente na sociedade ao passo que pesquisas que abordem os aspectos negativos do management recebem pouco espaço.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.