Gastos públicos e a qualidade da educação em Minas Gerais: uma análise de 2006 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v11i3.5236Resumo
O objetivo deste artigo é analisar se os recursos públicos aplicados nas atividades de educação influenciam o nível de qualidade do ensino nos municípios que compõem o Estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se um modelo de dados em painel dinâmico, em um período de cinco anos, relacionando o Índice Geral de Qualidade da Educação (IQE) com o recurso aplicado na educação e características dos municípios e das escolas. De maneira geral, verificou-se que os recursos per capita investidos na educação, o acesso à internet para os alunos, o PIB per capita municipal e a taxa de frequência dos alunos às escolas são fatores que contribuem positivamente com o IQE. Ademais, observa-se que, em média, os municípios mineiros possuem perfil dinâmico positivo quanto à qualidade da educação. Isso significa que a qualidade da educação no período atual contribui favoravelmente para a o aumento da mesma qualidade em períodos futuros.
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