O Processo Orçamentário de uma Instituição Pública Federal de Ensino sob a Ótica do Isomorfismo

Autores

  • Lidiane Zambenedetti Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,Câmpus Erechim Universidade de Passo Fundo
  • Rodrigo Angonese Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v12i2.5568

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o isomorfismo explica o processo orçamentário de uma instituição pública federal de ensino, conforme o modelo de Dimaggio e Powell (1983). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratória, adota a perspectiva da Teoria Institucional. A coleta dos dados ocorreu por meio de  entrevistas, análise documental e observação não participante. Os resultados mostram que o processo orçamentário da instituição é influenciado pelos três tipos de isomorfismo (coercivo; mimético; normativo), em conformidade com a nova sociologia institucional. Observou-se que os três tipos de isomorfismo atuam simultaneamente, influenciando o processo orçamentário, com destaque para o isomorfismo coercivo. O isomorfismo normativo é o menos explorado.

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Biografia do Autor

Lidiane Zambenedetti, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,Câmpus Erechim Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração pela Universidade de Passo Fundo.

Professora no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Erechim.

Rodrigo Angonese, Universidade de Passo Fundo

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo PPGAdm.

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Publicado

2020-01-30

Como Citar

Zambenedetti, L., & Angonese, R. (2020). O Processo Orçamentário de uma Instituição Pública Federal de Ensino sob a Ótica do Isomorfismo. Administração Pública E Gestão Social, 12(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i2.5568

Edição

Seção

Artigos