Sistema de cotas e desempenho: uma comparação entre estudantes cotistas e não cotistas
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v12i3.6125Palavras-chave:
educação pública, ensino superior, lei de cotas, ação afirmativa.Resumo
Passados seis anos da publicação da Lei nº 12.711 (Lei de Cotas), ainda são muitos os questionamentos acerca da legitimidade da mesma, principalmente questionamentos embasados em aspectos meritocráticos e na perda de qualidade das universidades. Diante desse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas, bem como as taxas de evasão. O caso analisado foi o da Universidade Federal de Viçosa, com uma amostra de 4906 estudantes. Os resultados nos permitem afirmar que estatisticamente não há diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas na grande maioria dos cursos. Além disso, identificamos que o desempenho dos estudantes não se correlaciona às notas de entrada na universidade (ENEM). Por fim, verificamos que a taxa de evasão de estudantes cotistas é menor do que de estudantes não cotistas.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-06-10
Como Citar
Silva, B. C. M., Xavier, W. S., & da Costa, T. de M. T. (2020). Sistema de cotas e desempenho: uma comparação entre estudantes cotistas e não cotistas. Administração Pública E Gestão Social, 12(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i3.6125
Edição
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Artigos
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