Produção científica sobre empreendedorismo social e construção de uma agenda para pesquisa futuras: um Estudo Bibliométrico na base Web Of Science (1994-2018)
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.8612Resumo
Em um contexto de crise financeira, aumento das desigualdades sociais, problemas demográficos e ambientais de diversas ordens, o empreendedorismo social pode ser visto como um importante instrumento de mudança social. Por ser ainda um campo em construção, o empreendedorismo social precisa de aportes teóricos-metodológicos. Para tanto, faz-se necessário analisar o que já está colocado na literatura. Diante disso, este trabalho tem como objetivos: 1) analisar como se configura a literatura internacional sobre empreendedorismo social e 2) construir uma agenda de pesquisa para estudos futuros. Para alcançar estes objetivos será realizada uma revisão bibliométrica. Os resultados mostram que o campo ainda é recente, mas já conta com referencial próprio. A agenda de pesquisa mostra que o empreendedorismo social deve buscar analisar a influência do contexto institucional para estimular ou restringir estes empreendimentos, incorporar o conceito de bricolagem, desenvolver metodologias de pesquisas e buscar o aprofundamento teórico do conceito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Administração Pública e Gestão Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.