Eficiência e produtividade nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Autores

  • Paulo Henrique Nobre Parente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Camila Carol de Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Rogério Severiano Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Edilson Paulo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.8735

Palavras-chave:

Finanças Públicas, Gastos Públicos, Ensino Profissional e Tecnológico, Análise Envoltória de Dados, Índice de Produtividade de Malmquist

Resumo

Este artigo analisa a evolução da eficiência e da produtividade dos gastos públicos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no período entre 2010 e 2017, que incorpora o processo de expansão da rede federal. A amostra é composta por 263 observações, representativa aos 38 IFs, distribuídas em um painel desbalanceado. O método de análise envoltória de dados (DEA) e o índice de produtividade de Malmquist (IPM) foram empregados, respectivamente, para mensurar os escores de eficiência e de produtividade. Os resultados demonstram que, ao longo do processo de expansão da rede federal, os IFs apresentaram ganhos de eficiência e de produtividade, apresentando um incremento médio de 13,7%, apesar de parte da literatura corroborar que, durante os processos de expansão de sistemas educacionais, a eficiência e a qualidade do ensino apresentem um comportamento retrativo.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Parente, P. H. N., Maria, C. C. de, Dutra, R. S., & Paulo, E. (2021). Eficiência e produtividade nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Administração Pública E Gestão Social, 13(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.8735

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