Eficiência e produtividade nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.8735Keywords:
Finanças Públicas, Gastos Públicos, Ensino Profissional e Tecnológico, Análise Envoltória de Dados, Índice de Produtividade de MalmquistAbstract
Este artigo analisa a evolução da eficiência e da produtividade dos gastos públicos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no período entre 2010 e 2017, que incorpora o processo de expansão da rede federal. A amostra é composta por 263 observações, representativa aos 38 IFs, distribuídas em um painel desbalanceado. O método de análise envoltória de dados (DEA) e o índice de produtividade de Malmquist (IPM) foram empregados, respectivamente, para mensurar os escores de eficiência e de produtividade. Os resultados demonstram que, ao longo do processo de expansão da rede federal, os IFs apresentaram ganhos de eficiência e de produtividade, apresentando um incremento médio de 13,7%, apesar de parte da literatura corroborar que, durante os processos de expansão de sistemas educacionais, a eficiência e a qualidade do ensino apresentem um comportamento retrativo.Downloads
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