Arquivos - Página 2

  • v. 4 n. 4 (2012)

    Caros Leitores,

    A Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS finaliza este volume em 2012 com novidades, buscando alinhar-se cada vez mais as boas práticas de publicação científica realizadas na área de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

    Neste sentido, a Revista APGS foi cadastrada no Instituto Brasileiro de Ciência da Informação e Tecnologia – IBICT e passou a integrar a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.

    Dentre as novidades, visando internacionalizar a Revista APGS, em 2013 serão aceitos no processo de submissão, somente trabalhos em conformidade com as normas de citação e referência da American Psychology Association – APA. Somado a isso, a equipe editorial buscou ampliar a sua Equipe Editorial convidando pesquisadores de Portugal e Espanha, em visita realizada pelo editor no Instituto de Gobierno y Politicas Publicas – IGOP da Universidade Autônoma de Barcelona e nas Universidades de Lisboa e do Algarve.

    O primeiro artigo desta edição é fruto deste processo de internacionalização, escrito por Geraldo César Diegues, doutorando em Gestão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, analisa o papel do governo local no processo de prover canais de participação e de institucionalizar tais canais para uma efetiva gestão das políticas públicas.

    Diferentes Democracias e a Regulamentação da Propaganda para Crianças é o título do segundo artigo escrito por Carolina Fabris Ferreira, mestranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas – FGV de São Paulo, Brasil. A autora realiza uma análise das diferenças na regulamentação da propaganda para as crianças e verifica se há relação com os modelos de democracia em diferentes países.

    Entre o Potencial de Transformação Local e os Entraves do Programa de Aquisição de Alimentos na Cidade de Viçosa-MG, trabalho escrito pela acadêmica Tamiris Cristhina Resende da Silva e pelos professores Rodrigo Gava, Jader Fernandes Cirino e Edson Arlindo Silva, todos da Universidade Federal de Viçosa, compôs o terceiro artigo desta edição. Os autores investigaram os entraves que impedem que o agricultor familiar aumente sua renda pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado ao Programa Fome Zero, do Governo Federal no Brasil.

    O quarto artigo discute a Economia Solidária no Vale do São Francisco: a Relação entre Empreendimentos Solidários e Poder Local na Perspectiva do Desenvolvimento Endógeno, sendo de autoria de José Raimundo Cordeiro Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, de Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia – UFBA, e de Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal de Tocantins – UFT.

    Em o Orçamento participativo: a visão do graduando em gestão pública, o professor Richard Medeiros de Araújo e Jorge Morais Maia, ambos do Centro Universitário FACEX – UNIFACEX do Estado do Rio Grande do Norte encerram este volume de 2012, identificando a percepção dos graduandos em gestão pública sobre a adoção do orçamento participativo como uma técnica de gestão efetiva na realidade brasileira, expondo perspectivas para a formação na área de Administração Pública e Gestão Social.

    A todos uma agradável leitura e um feliz 2013!

    Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

    Editor

    Licença Creative Commons

  • v. 4 n. 3 (2012)

    Caros Leitores:

    A partir desta terceira edição do ano de 2012 da Revista Administração Pública e Gestão Social (APGS) será possível conhecer, por meio de seu site na internet, as responsabilidades da equipe editorial, dos pareceristas e dos autores de trabalhos, interessados em tornar esta revista um meio de divulgação científica cada vez mais qualificado na comunidade acadêmica.

    Neste sentido, a equipe editorial da APGS, representada pelo seu editor, participou, em setembro de 2012, do IV Encontro Nacional de Editores Científicos de Revistas das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração (ANPAD). Nesse evento, foi possível apresentar a APGS a diversos editores científicos do Brasil, bem como agregar e renovar a participação de diferentes pesquisadores como membros da equipe editorial da revista.

    Além disso, ainda em setembro, a revista APGS foi divulgada pelos professores Walmer Faroni e Suely de Fátima Ramos Silveira, do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa, no III Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas em Madri, Espanha.

    Nesta edição, no primeiro artigo intitulado Burocracia Brasileira: um Comparativo com os Países do BRIC, os autores Ariella Burali Kobal, Marcelo Teixeira Filho e Augusto Cézar de Aquino Cabral, todos os autores do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), convidam o leitor, à luz das teorias burocráticas e institucionais, a analisar o comportamento os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) em relação ao mundo através de indicadores do relatório do Banco Mundial sobre a burocracia e a eficácia institucional.

    O segundo artigo, Ensaio Teórico sobre a Presença do Patrimonialismo no Poder Legislativo Local, é de Fabiano Maury Raupp e José Antônio Gomes de Pinho, professores da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente.

    Escrito por Renato Fabiano Cintra e Saulo Fabiano Amâncio Vieira, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o terceiro artigo analisa o Processo de Implantação da Gestão de Projetos em Órgãos Públicos por meio de um Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Dourados – MS, Brasil.

    O quarto artigo, de autoria de Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Sonia Maria de Araújo e Maria Aparecida Nery Kanzaki, a primeira do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar e as demais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), busca compreender o Olhar dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RN) sobre Comprometimento Organizacional.

    Encerramos esta edição com o artigo Rede de Catadores de Materiais Recicláveis: Perspectiva para a Organização da Autogestão, de Milton Cordeiro Farias Filho, professor da Universidade da Amazônia (UNAMA). Esse trabalho apresenta a estrutura das relações sociais dos catadores de materiais recicláveis em seis municípios do estado do Pará, bem como suas virtudes e dificuldades de organização.

    Com tudo isso, gostaríamos de convidá-los para a leitura da Revista APGS e esperamos que apreciem esta edição. Boa leitura!

    Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

    Editor

    Licença Creative Commons

     

21-40 de 54