Entrepreneurial Action in Public School Managemen

Autores

  • Priscilla Oliveira Nascimento Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0003-3355-0685
  • Daniela Meirelles Andrade Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13510

Resumo

Objetivo da pesquisa: O presente artigo busca identificar ações desenvolvidas por atores públicos na secretaria municipal de
educação, de um município localizado no sul de Minas Gerais, para o cumprimento do Plano Nacional de Educação, bem como
explicá-las e analisá-las a partir da teoria da ação empreendedora.
Enquadramento teórico: O estudo da ação empreendedora busca compreender por completo um empreendimento, seus motivos
impulsionadores, seu desenvolvimento e os atores envolvidos. A ação empreendedora pode ocorrer em diversos ambientes, pois
ela pode ser encontrada em qualquer processo que foi modificado pela criatividade, logo, pode ser identificada na gestão escolar
brasileira, e apesar de não ser um conceito inovador, sua efetivação se apresenta como um desafio para os gestores públicos. No setor
público, a ação empreendedora pode ser definida como resultado exitoso do entrelaçamento entre agentes públicos, organização e
sociedade, que resultem em novos bens e serviços, ou reestrutura de processos que atendam às demandas públicas.
Metodologia: A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivos explicativos, tratando-se de um estudo de caso. O
objeto de estudo é a secretaria municipal de educação de um município do sul de Minas Gerais, que se destaca pela forma criativa
com que gerencia suas demandas. Os atores da pesquisa são servidores públicos que estão lotados na secretaria municipal de
educação. A coleta dos dados ocorreu a partir de entrevistas em profundidade e grupo focal. Inicialmente foi realizado um grupo
focal com quatro atores da secretaria municipal de educação, que possibilitou o mapeamento de ações com potenciais indícios
empreendedores; feito isso, foram realizadas seis entrevistas em profundidade para coleta de informações mais profundas sobre
essas ações. Para análise dos dados coletados foi utilizado o procedimento metodológico da análise de conteúdo.
Resultados: Da análise dos dados foi possível identificar quatro ações empreendedoras que estão vinculadas ao atendimento dos
alunos, pais/sociedade, professores, gestão e, também as metas 4, 18, 19, do PNE-2014/2024. As ações identificadas foram: criação
do serviço de atendimento e apoio à inclusão, feira do jovem permacultor, regulamentação da hora-atividade e a terceirização da
merenda escolar. As ações surgiram a partir de tensões na lógica institucional e foram efetivadas pela mobilização dos atores da
pesquisa na criação de intercâmbios inovadores que levaram a melhoria da gestão.
Originalidade: A investigação da ação empreendedora no Brasil é uma temática nova, com poucos estudos desenvolvidos. Nesse
sentido, o desenvolvimento de um estudo teórico/empírico sobre a ação empreendedora no cenário nacional, especialmente na
efetivação da desafiadora gestão escolar, com o detalhamento teórico e empírico de todas as etapas da ação, permite compreender
como os gestores públicos se articulam para resolver as demandas existentes de forma criativa e inovadora, contribuindo para o
fortalecimento da gestão pública, desestigmatização de sua ineficiência e o desenvolvimento teórico da ação empreendedora. Assim,
este artigo proporciona, por meio do estudo da ação empreendedora, uma nova maneira de compreender o empreendedorismo
público, que investiga o entrelaçamento de variados atores que permite a criação e aproveitamento de oportunidades.
Contribuições teóricas e práticas: O estudo contribui para o campo das ciências sociais, notadamente, para o estudo da
administração pública, ao evidenciar o pressuposto da ação empreendedora como fenômeno identificável nas instituições
públicas que possibilita a melhoria da gestão. Contribui também ao discutir teoricamente o fenômeno da ação empreendedora
e fornecer um esquema teórico para aplicação em outros estudos. Como contribuições práticas, vislumbra-se que as ações
empreendedoras identificadas demonstram a busca dos gestores públicos pela efetivação de uma gestão escolar competente,
inovadora e comprometida com os resultados sociais, o que evidencia que a ação empreendedora é um fenômeno de extrema valia para a administração pública brasileira, pois se a criatividade, o diálogo e a inovação forem utilizados em projetos empreendedores
coletivamente, gestores públicos podem provocar mudanças e melhorias, enfrentando as tensões existentes.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Nascimento, P. O., & Meirelles Andrade, D. (2022). Entrepreneurial Action in Public School Managemen. Administração Pública E Gestão Social, 14(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13510

Edição

Seção

Artigos