UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE PROFESSORAS E PROFESSORES TÊM SOBRE NEGRITUDE: UMA BRANCA TRAMA, UM NEGRO DRAMA

Autores/as

  • Suzzana Alice Lima Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Viviane Brás dos Santos UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.4009

Palabras clave:

Representações Sociais, Professores, Negritude

Resumen

Este artigo traz uma reflexão sobre a temática negritude e faz referência à organização dos currículos escolares em espaços quilombolas. Apesar da constatação do maior acesso aos direitos dos negros, percebe-se que as marcas do pensamento hegemônico do colonizador ainda aparecem acentuadas nas formas em que as escolas de maioria negra organizam-se, mesmo após seus autores/atores participarem de cursos de formação financiados pela SEPPIR/FNDE. Para entender esta realidade, desenvolvemos uma pesquisa com o intuito de identificar as representações sociais que docentes atuantes em uma comunidade quilombola têm sobre a negritude, a fim de avaliar os impactos provocados pelo curso de formação nos significados da negritude e, portanto, de nortear as práticas. É uma pesquisa qualitativa, e a coleta de dados é feita através de entrevista semiestruturada, de mapas mentais e de observações participantes. Os respaldos teóricos fornecem subsídios para a investigação e, por isso, é necessário apresentá-los como contribuições para a ampliação do debate sobre as relações raciais ainda presentes em territórios, como o semiárido baiano, e as suas ressonâncias nas formas de trabalhar a negritude em espaços formativos de maioria negra.

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Biografía del autor/a

Suzzana Alice Lima Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Pesquisa - Université du Québec à Chicoutimi. Professora da Universidade do Estado da Bahia

Citas

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Publicado

2010-07-21

Cómo citar

Lima Almeida, S. A., & Brás dos Santos, V. (2010). UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE PROFESSORAS E PROFESSORES TÊM SOBRE NEGRITUDE: UMA BRANCA TRAMA, UM NEGRO DRAMA. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 1(3), 241–258. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.4009

Número

Sección

Artículos