Associações Civis Podem Ser Escolas Democráticas? Efeitos de Algumas Características Organizacionais

Autores/as

  • Fernando do Amaral Nogueira
  • Mario Aquino Alves

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i1.4539

Resumen

Resumo: O objetivo deste ensaio é propor uma reflexão teórica para entender como as características organizacionais de uma associação influenciam sua capacidade de cumprir seu papel de escola civil e democrática. As associações são consideradas importantes pois contribuem no processo democrático, dão voz a interesses especiais, regulam comportamentos, desenvolvem e divulgam inovações e criam recompensas psicológicas e sociais para quem delas participa. Entender por que os membros se associam, por que continuam associados e como as associações se estruturam e são governadas mostra-se fundamental para entender as tensões, conflitos e dilemas inerentes na sua atuação como instituição civil na sociedade. Entre os problemas encontram-se a ameaça de oligarquização, o risco de promoção de elitismo e exclusão social e a descaracterização de um propósito social e público.

Palavras-chave: Sociedade civil, democracia organizacional, governança associativa, organização de base associativa

 

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Publicado

2013-10-15

Cómo citar

Nogueira, F. do A., & Alves, M. A. (2013). Associações Civis Podem Ser Escolas Democráticas? Efeitos de Algumas Características Organizacionais. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 6(1), 2–10. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i1.4539

Número

Sección

Artículos