Análise do Controle Patrimonial de Bens Permanentes em uma Organização Pública

Autores

  • Elizabeth Carvalho Fernandes IF Sertão – PE
  • Doraliza Monteiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.7224

Palavras-chave:

Gestão patrimonial, controle efetivo, bens móveis.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as atividades de controle dos bens móveis de caráter permanente em um Instituto Federal brasileiro. Especificamente, buscou-se analisar como ocorrem as etapas do fluxo das atividades básicas relativas ao controle dos bens dentro das unidades gestoras da Instituição, tais como o recebimento, a distribuição, a movimentação, os inventários e as baixas patrimoniais, e ainda apontar as dificuldades encontradas pelos servidores que executam as atividades dos setores de patrimônio. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. As técnicas de coleta de dados foram: a pesquisa documental nos registros patrimoniais; a aplicação de questionário a todos servidores dos setores de patrimônio; e entrevistas semiestruturada realizadas com os gestores e/ou responsáveis pela área de patrimônio de unidades gestoras da Instituição. Os resultados demonstraram que o controle patrimonial ocorre parcialmente, não está sendo realizada a depreciação e a reavaliação dos ativos imobilizados A estrutura organizacional precisa aproximar e fortalecer setores envolvidos no processo e adotar sistema patrimonial realmente efetivo no controle dos bens móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Carvalho Fernandes, IF Sertão – PE

Gestora de Gabinete da Direção Geral do Campus Petrolina do IF Sertão – PE

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doraliza Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora de Gestão Pública do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

 

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Fernandes, E. C., & Monteiro, D. (2019). Análise do Controle Patrimonial de Bens Permanentes em uma Organização Pública. Administração Pública E Gestão Social, 4(11), 1–23. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.7224

Edição

Seção

Dimensões Intraorganizacionais e Funções Gerenciais no Setor Público