Análise comparativa da eficiência alocativa das despesas públicas municipais utilizando mineração de dados

Autores

  • Paula Guelman Davis Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) https://orcid.org/0000-0001-5003-8785
  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11238

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar, comparativamente, a eficiência alocativa das despesas públicas dos municípios brasileiros utilizando técnicas de mineração de dados. Entende-se, como eficiente, a melhor relação entre o volume de despesas e resultados nos indicadores socioeconômicos, ou seja, menores despesas e melhores resultados quando comparado aos outros municípios.

Enquadramento teórico: Teorias da Federação, especificamente o Federalismo Fiscal, na qual uma das principais proposições é a de que tributos e despesas publicas descentralizadas são mais eficientes.

Metodologia: Coleta e a integração de dados financeiros e operacionais. Transformação em indicadores. Limpeza e seleção de indicadores para transformação em atributos categóricos (discretização). Geração de árvores de decisão, a partir de algoritmos de mineração de dados, permitindo identificar características em comum dos municípios com desempenho destacado.

Resultados: Viabilidade e importância do uso da mineração de dados sobre conjuntos abrangentes de dados. Foram identificados padrões relevantes nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento, como a importância de se despender recursos na formação dos docentes, e caracterizadas discrepâncias regionais em termos do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS).

Originalidade: Nos estudos anteriores, foi possível constatar uma repetição da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para estudo da eficiência das despesas públicas. Em contraste com esses estudos, utilizamos grandes conjuntos de dados municipais, de múltiplas fontes e áreas, aplicando técnicas de mineração de dados para encontrar padrões relevantes.

Contribuições teóricas e práticas: Proposição de uma metodologia de estudo da eficiência da despesa pública municipal, válida do ponto de vista teórico e prático, em múltiplas áreas de atuação, com as técnicas e ferramentas da Mineração de Dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Guelman Davis, P., & de Souza, A. A. (2021). Análise comparativa da eficiência alocativa das despesas públicas municipais utilizando mineração de dados. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11238

Edição

Seção

Artigos