Pesquisa cientométrica da alocação de recursos públicos em diferentes campos do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13436

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar comparativamente quais diferentes campos de conhecimento têm se dedicado ao estudo das dimensões do processo alocativo.

Enquadramento teórico: O estudo compreende a alocação de recursos públicos como as diferentes formas e sistemas de deliberações políticas sobre o processo de criação e distribuição de riquezas da sociedade, que se consubstanciam no orçamento e no planejamento público sob duas dimensões: sociopolítica e econômico-financeira.

Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura de escopo a partir de metadados, aplicando sobre eles análises estatísticas relacionais de pesquisa bibliográfica. Demonstrou-se as características do tópico de estudo escolhido por meio de recursos cientométricos a partir de um fluxo metodológico sistemático. Foram investigados metadados de 3438 artigos, publicados entre 2016 e 2021, presentes na Web of Science, analisados no software VOS Viewer, buscando identificar nessa literatura linhas mestras e lacunas mais visíveis nos diferentes campos do conhecimento.

Resultados: Os estudos enfatizam a dimensão econômico-financeira. Todavia, percebem-se mudanças, em especial, em pesquisas de países europeus e norte-americanos, que têm revelado preocupação com questões socioambientais, ancoradas na dimensão sociopolítica do processo alocativo.

Originalidade: Trata-se de um estudo cuja revisão de escopo é inédita, sobretudo, por considerar uma visão ampla do processo de alocação de recursos públicos em diferentes campos do conhecimento.

Contribuições teóricas e práticas: É salutar a concentração de esforços para o entendimento da temática da alocação de recursos públicos no sentido de verificar quais campos têm produzido estudos sobre suas possibilidades e se tais estudos têm incorporado as diferentes dimensões do processo alocativo. Nessa direção, a pesquisa contribui a partir do momento em que apresenta o que se tem publicado, quem os artigos cocitam, onde publicam, bem como a agenda de pesquisa que tem sido construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. Thiago, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Paraná. 

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná, Câmara de Administração Pública.

Dr. Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Mateus Gavron, T., Menezes, E. C. de O., & Maury Raupp, F. (2022). Pesquisa cientométrica da alocação de recursos públicos em diferentes campos do conhecimento. Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13436

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)