Implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de Natal (Rn): O Papel dos Atores

Autores

  • JEANNE CHRISTINE MENDES TEIXEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
  • MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.6224

Resumo

RESUMO

O artigo analisa a dinâmica dos atores envolvidos na implementação do PMGIRS no município de Natal. A partir de pesquisa bibliográfica e entrevista constatou-se que o envolvimento de múltiplos atores gerou uma profusão de ideias e ações que resultaram em duas dinâmicas: a dinâmica de implementação do PMGIRS decorrente da realização de ações pró-ambientais realizadas pelos grandes geradores de resíduos; e, a dinâmica de limitação que opera em função do desconhecimento dos instrumentos legais e suas diretrizes, por parte de atores envolvidos na execução de ações do PMGIRS. Essas duas dinâmicas apresentam dificuldades à execução do PMGIRS em função da estrutura de governança existente que reforça o desconhecimento, por parte dos atores, do conteúdo da PNRS e das ações que compõem o PMGIRS/Natal.

 

Palavras-chaves: Implementação, Atores, Resíduos Sólidos, PMGIRS, Política Pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JEANNE CHRISTINE MENDES TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Professora Associado I do Departamento de Administração  Pública e Gestão Social da UFRN. Com ênfase na área de: Responsabilidade Socioambiental e Administração Geral.

MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Professora Titular do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN. Com ênfase na área de Administração Pública.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

TEIXEIRA, J. C. M., & DE ARAÚJO, M. A. D. (2020). Implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município de Natal (Rn): O Papel dos Atores. Administração Pública E Gestão Social, 12(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.6224

Edição

Seção

Artigos