Análise do nível de ansiedade pré-competitiva em jogadores de futebol: comparação entre partidas amistosas e campeonato municipal
Palavras-chave:
Psicologia do Esporte; Desempenho Atlético; Ansiedade; Esporte; Competição.Resumo
Introdução: A ansiedade desempenha um papel crucial no sucesso dos atletas, especialmente no futebol, onde o desempenho é influenciado por uma interação complexa de fatores psicológicos, físicos, técnicos e estratégicos.
Objetivos: Comparar o nível de ansiedade de uma equipe de futebol do interior de Minas Gerais durante uma partida amistosa e outra competitiva.
Métodos: A amostra foi composta por 20 jogadores de futebol de Senhora de Oliveira-MG. Para avaliar o nível de ansiedade dos atletas foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE) aplicado duas vezes: uma antes do jogo amistoso e outra antes do jogo do campeonato. A comparação dos escores de ansiedade entre os dois tipos de jogos foi realizada utilizando o teste t pareado, enquanto a relação entre as variáveis foi examinada por meio do teste de Pearson. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Os resultados indicaram que, independentemente do tipo de jogo - seja amistoso ou de campeonato, a ansiedade de estado foi inferior à ansiedade traço. No entanto, notou-se um aumento da ansiedade-estado durante os jogos do campeonato em comparação com os amistosos. Além disso, uma correlação negativa e moderada foi observada entre idade, tempo de prática esportiva e níveis de ansiedade, sugerindo que à medida que os jogadores envelhecem e ganham mais experiência no esporte, a ansiedade tende a diminuir.
Conclusão: Os níveis de ansiedade, tanto de estado quanto de traço, foram mais baixos em ambas as ocasiões, seja nos jogos de campeonato ou nos jogos amistosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.