Análise dos padrões de jogo ofensivo dos gols do clube Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2021
Palavras-chave:
Análise de jogo, Padrão de jogo, Campeonato brasileiroResumo
Introdução: Uma das formas de se preparar para uma partida de futebol é realizando a análise tanto da sua equipe como a do adversário, procurando ser menos afetado pelas imprevisibilidades do jogo.
Objetivo: Analisar os padrões de jogo ofensivo utilizados pelo Clube Atlético Mineiro na realização dos gols, nas competições da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2021.
Metodologia: A amostra foi composta por 38 jogos (67 gols) realizados pelo Clube Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro do ano de 2021 e por 10 jogos (22 gols) da mesma equipe na Copa do Brasil de 2021. Os padrões de jogo foram classificados em contra-ataque, ataque rápido e ataque posicional, além das jogadas de bola parada.
Resultados: Os resultados apontaram que em ambas as competições, a equipe teve como principal arma ofensiva o ataque posicional e as jogadas de bola parada. Quando analisados os padrões de jogo do Clube Atlético Mineiro com base no confronto contra equipes bem colocadas e equipes mal colocadas na tabela final dos dois campeonatos, observou-se que não houve um padrão de jogo único. O mesmo resultado foi encontrado quando o padrão de jogo da equipe foi analisado com base na variável “placar momentâneo do jogo”, que apresentou diferentes origens do gol, considerando a competição e o placar do jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.