O benefício de se jogar em casa: uma análise das temporadas 2014 e 2023 do futebol brasileiro
Palavras-chave:
Análise de jogo, Vantagem do mandante, ResultadoResumo
Introdução: Equipes de futebol tendem a ter aproveitamento superior em seus estádios, fator que se relaciona com a influência do apoio da torcida, o menor desgaste emocional e a pressão sobre os árbitros.
Objetivos: Verificar as vantagens de se jogar em casa e sua influência no resultado dos jogos na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 e 2023 e comparar o padrão observado entre as duas temporadas.
Métodos: A coleta dos dados foi realizada em sites especializados e conteve os dados referentes a equipes participantes, mando de campo da partida e seus resultados. Foi levado em consideração o número de vitórias em casa e fora de casa. Para categorização dos dados, as 20 equipes foram, posteriormente, divididas em cinco grupos, de acordo com a ordem de classificação final do campeonato. Como tratamento estatístico, foi realizada análise descritiva dos dados e recorreu-se à utilização dos testes Shapiro-Wilk, Qui-quadrado e One-way ANOVA. O nível de significância utilizado foi p<0,05.
Resultados: Os resultados apontam que as equipes mandantes, tanto de 2014 quanto de 2023, apresentam, respectivamente, maior frequência de vitórias (51,84% e 46,70%), seguidas por derrotas (24,21% e 27,44%) e empates (23,95% e 25,86%). Em relação aos resultados comparados com a classificação final das duas edições do campeonato, foi possível observar que as equipes melhores classificadas tendem a obter maior percentual de vitórias.
Conclusões: Para as temporadas 2014 e 2023 da Série A do Campeonato Brasileiro, jogar como mandante proporcionou uma vantagem significativa para o alcance de vitórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.