Influência do treinamento baseado em princípios no desempenho tático de jovens jogadores de futebol
Palavras-chave:
Análise de desempenho, Princípios táticos, Performance, Estatuto posicionalResumo
Objetivo: Verificar a influência do treinamento com base nos princípios táticos fundamentais do jogo de futebol sobre o desempenho tático de jovens jogadores de diferentes posições.
Método: Uma amostra de conveniência de 22 jogadores da categoria Sub-13 categorizados de acordo com o estatuto posicional: defensores (n=7), meio campistas (n=8) e atacantes (n=7), todos de uma mesma equipe de base de um clube de futebol formador dos Estados Unidos. Os jogadores foram submetidos a dez sessões de treinamento com base nos princípios táticos fundamentais. Em sessões de treino de 90 minutos com diversas atividades os princípios táticos foram trabalhados na seguinte proporção: penetração (120 min); cobertura ofensiva (205 min); mobilidade (140 min), espaço (280 min), unidade ofensiva (115 min); contenção (180 min), cobertura defensiva (220 min), equilíbrio (230 min), concentração (95 min), unidade defensiva (155 min). O desempenho tático foi avaliado pré e pós o periodo de intervenção através do FUT-SAT.
Resultado: Após 10 sessões de treinamento, os defensores apresentaram diminuição no percentual de erro na realização dos princípios táticos equilíbrio defensivo, concentração e unidade defensiva. Por outro lado, os meio campistas e atacantes não apresentaram nenhuma diferença significativa nos princípios táticos avaliados.
Conclusão: O desempenho tático de jovens jogadores de futebol dos Estados Unidos não se mostrou suscetivel à alteração após dez sessões de treinamento baseado nos princípios táticos fundamentais do jogo de futebol. De modo geral, apenas os defensores apresentaram aumento no desempenho tático, não havendo alterações no desempenho tático nos demais jogadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.