Rebaixamentos e acessos no campeonato brasileiro: grandes resultados na Série B e dificuldades na Série A

Authors

Keywords:

Futebol, Rebaixamento, Acesso, Campeonato Brasileiro

Abstract

Introdução: O futebol vem evoluindo na busca de ferramentas para auxiliar no alcance de melhores resultados, tendo os números como aliado na compreensão e avaliação do futebol. As equipes enfrentam em cada temporada problemas/situações que influenciam os resultados nas competições, os quais podem determinar o acesso ou rebaixamento na divisão disputada.

 Objetivo: Analisar e discutir a ocorrência de frequência de rebaixamentos e acessos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

 Metodologia: O presente estudo possui caráter de pesquisa descritiva. Foram analisadas as frequências de rebaixamentos e acessos entre 2003 e 2020 do Campeonato Brasileiro Séries A e B do futebol masculino profissional. Foram recolhidas e analisadas, por meio dos sites gratuitos SofaScore e Globo Esporte, as posições das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro que obtiveram o acesso no ano anterior. Foi realizada também a análise descritiva com as frequências das equipes envolvidas nos rebaixamentos da Série A para a Série B e no acesso da Série B para a Série A.

 Resultados: Identificou-se rápida mudança ou instabilidade de se manterem em alguma divisão das equipes com mais de um rebaixamento e acesso na “era dos pontos corridos”. Além disso, constatou-se dificuldade de as equipes que obtiveram o acesso pela Série B conquistarem melhores posições no ano seguinte na Série A.

Conclusão: Há dificuldade das equipes se manterem na Série A logo após alcançarem o acesso, bem como instabilidade delas em permanecerem nas divisões.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-06-01

How to Cite

Niquini Caríssimo, J. M., & Aparecida da Silva, S. (2022). Rebaixamentos e acessos no campeonato brasileiro: grandes resultados na Série B e dificuldades na Série A. Revista Brasileira De Futebol, 15(3), 76–86. Retrieved from https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19098

Most read articles by the same author(s)