Análise da composição corporal de atletas futebolistas brasileiros da categoria sub-20 de um clube de futebol mineiro de elite
Keywords:
Futebol, Composição corporal, Medidas antropométricas, Função táticaAbstract
Objetivo: (1) verificar se variáveis da composição corporal (CC) de jogadores de futebol brasileiro da categoria Sub-20 estão dentro dos padrões da modalidade; (2) mensurar e analisar a composição corpórea de atletas de futebol de elite ao longo da temporada; e (3) comparar se existe influência das diferentes funções táticas com parâmetros antropométricos.
Metodologia: Vinte oito atletas da categoria Sub-20 de um clube de elite mineiro, com idade 18,4 + 0,78 (18-20 anos). A estatura, a massa corporal e percentual de gordura por Jackson e Pollock (1978) com 7 dobras. Os registros antropométricos ocorreram em seis oportunidades ao longo da temporada de 11 meses, sendo feitos logo após o período de férias.
Resultados: As médias de cada variável coletada ao longo da temporada foram: massa corporal (kg), 74,3±8,06; estatura (cm), 179,5±5,98; percentual de gordura, 10,1±0,37 (%G); massa magra, 64,6±0,22 kg (MM); massa gorda, 7,05±0,29 kg; e índice de massa corporal (IMC), 23,0±1,68. Com relação à função tática, os goleiros,zagueiros e volantes foram os mais pesados; os goleiros e zagueiros, os mais altos; os goleiros e zagueiros apresentaram o maior percentual de gordura; os goleiros, maior MM; os goleiros e zagueiros, maior MG; e os laterais foram os mais baixos e mais leves. Ao longo da temporada não se observaram diferenças significativas na composição corpórea,com exceção dos meias.
Conclusão: Com exceção dos meias, a composição corpórea de atletas de futebol de elite da categoria Sub-20 se manteve estável ao longo da temporada. As diferentes funções táticas desempenhadas interferem nas características antropométricas
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.