O efeito da idade relativa na seleção brasileira de futebol em diferentes competições: 103 anos de competições oficiais

Autores/as

  • Michel Machado Homem Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francisco Zacaron Werneck Universidade Federal de Ouro Preto
  • Vinicius Alves Xavier Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thadeu Luiz Almeida Rodrigues Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Coimbra
  • Felipe Fernandes da Silva Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto
  • Marcelo e Oliveira Matta Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dilson Borges Ribeiro Junior Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Futebol, Efeito da idade relativa, Seleção Brasileira, Desempenho coletivo

Resumen

Introdução: Há pouca atenção da comunidade científica para estudos que avaliem o perfil e que relacionem o Efeito da Idade Relativa (EIR) ao desempenho coletivo das seleções brasileiras de futebol de base e profissional ao longo de toda a sua história.

 Objetivo: Avaliar o perfil do EIR nas seleções de base e profissional durante 103 anos de competições oficiais e observar a associação desse fenômeno com a classificação final das equipes.

 Metodologia: Os atletas foram divididos por quartis de nascimento e também por semestres. As informações dos atletas foram retiradas dos sites da FIFA, CBF e O GOL. Para investigar o EIR nas categorias avaliadas, utilizou-se o teste Qui-Quadrado (X²) para os quartis, sendo calculada a OddsRatio (OR) com intervalo de confiança (IC) a 95%. 

 

Resultados: Um total de 2.765 atletas que representaram as seleções brasileiras foi avaliado, e os que disputaram os mundiais (p=0,61) não apresentaram EIR. Já os que disputaram Copa das Confederações (p=0,02), Olimpíadas (p=0,02), Copa América (p=0,00), juntamente com os Mundiais e Sul-americanos Sub-20 e Sub-17 (p=0,00), apresentaram EIR.Verificou-se que apenas nos Jogos Olímpicos houve associação entre ser campeão e ter nascido no primeiro semestre.

 Conclusão: O EIR está presente ao longo do tempo nos atletas selecionados para representar as seleções brasileiras em diferentes competições e categorias, com exceção dos participantes das Copas do Mundo. Não há associação entre nascer nos primeiros meses do ano e ter sido campeão para os atletas que representaram as seleções brasileiras em diferentes competições e categorias ao longo do tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Machado Homem, M., Zacaron Werneck, F., Alves Xavier, V., Luiz Almeida Rodrigues, T., Fernandes da Silva, F., e Oliveira Matta, M., & Borges Ribeiro Junior, D. (2022). O efeito da idade relativa na seleção brasileira de futebol em diferentes competições: 103 anos de competições oficiais. Revista Brasileira De Futebol, 15(5), 40–52. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19069

Artículos más leídos del mismo autor/a