Avaliação e monitoramento de jovens jogadores de futebol: uma revisão sistemática
Palabras clave:
Futebol, Categoria de base, Avaliação Multidimensional, Jovens jogadoresResumen
Objetivo: O objetivo dessa revisão sistemática é sintetizar os principais resultados encontrados, bem como identificar os principais métodos usados para avaliar e monitorar jovens jogadores de futebol, das categorias Sub-12 à Sub-19, em estudos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2018, de acordo com as normas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyzes (PRISMA).
Metodologia: As bases de dados Web of Science, a SportDiscus e a Scopus foram pesquisadas para a obtenção de estudos relevantes, usando as seguintes palavras-chave: “Soccer” AND “Football”, associadas aos termos: matur* OR“biological matur*” OR you*OR growth OR “physical fitness” OR “physical performance” OR functional OR “athletic ability testing” OR anthropom* OR “talent selection” OR “talent identification” OR SSG OR “Small and conditioned Games” OR “systematic observation” OR “time-use analysis” OR “skill acquisition” OR “development pathways” OR “training session”.
Resultados: Após as buscas, foram encontrados 9070 estudos, dos quais 131 foram selecionados para fazer parte dessa revisão.
Conclusão: Nos últimos dez anos, é cada vez mais frequente a utilização da tecnologia nas Ciências do Esporte, especificamente no contexto do futebol. A análise das capacidades físicas continuam sendo o foco dos estudos com jovens jogadores. O método mais utilizado para avaliar os jogos reduzidos e condicionais foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). As análises de interações e da atividade dos jogadores forma mais exploradas em jogos em formato oficial. Foi possível observar que a maturação biológica foi controlada em vários estudos, entretanto, as sessões de treino ainda são pouco relatadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileira de Futebol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.