Associação da assimetria de membros inferiores com o desfecho de lesão em atletas de futebol profissional do campeonato catarinense temporada 2023

Autores/as

  • Ciro Renato Miranda Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • GUSTAVO HENRIQUE API
  • Rosemeide Francisco dos Santos Legnani
  • Ciro Rafael Miranda
  • Elto Legnani

Palabras clave:

assimetria entre membros, futebol, prevenção de lesões

Resumen

OBJETIVO: Avaliar associação do desequilíbrio entre membros inferiores, utilizando medidas como o teste de salto com um membro (single Hop Test), dinamometria, perimetria e para avaliação do tornozelo (Lunge Test), com o desfecho de lesão.

AMOSTRA: Amostra de 59 jogadores de futebol profissional da série A de Santa Catarina (2023), com: massa corporal: 78,04±7,73 kg; estatura: 1,80±0,07 metros; idade: 26,66±4,79 anos.

METODOLOGIA: Utilizou-se uma abordagem quantitativa de pesquisa com delineamento transversal. Durante 18 semanas, foram registradas as lesões. Para avaliar o salto utilizou-se o teste single hop test, é um teste de salto unilateral para avaliar a força e confiança, teste de força isométrica, foi utilizado o dinamômetro isométrico, com uma contração de 10 segundos, o Lunge Test é confiável para análise da dorsiflexão. A perimetria mensurou os membros inferiores a 5cm, 10cm acima da patela. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel® (Microsoft®, Redmond, WA, USA). Os indivíduos foram categorizados em maior e menor assimetria. Para a análise estatística, utilizou-se o software SPSS Statistics® v.20.0 (IBM®, Armonk, NY, USA) e aplicou-se o teste de quiquadrado de Pearson, para verificar a associação entre o desfecho de lesão e a assimetria.

RESULTADOS: Não foram encontradas associações entre o desfecho de lesão e a assimetria para nenhum dos testes, no single hop test por exemplo para não lesão com 6% e lesão com 5% de assimetria.

CONCLUSÃO: Mesmo observando assimetria nos testes, como salto unipodal, perimetria, força isométrica e dorsiflexão, não verificamos associações entre assimetria e aumento do risco de lesões.

Descargas

Publicado

2025-02-24

Cómo citar

Miranda Junior, C. R., API, G. H., dos Santos Legnani, R. F., Miranda, C. R., & Legnani, E. (2025). Associação da assimetria de membros inferiores com o desfecho de lesão em atletas de futebol profissional do campeonato catarinense temporada 2023. Revista Brasileira De Futebol, 17(3), 55–66. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19353