Associação da assimetria de membros inferiores com o desfecho de lesão em atletas de futebol profissional do campeonato catarinense temporada 2023
Palabras clave:
assimetria entre membros, futebol, prevenção de lesõesResumen
OBJETIVO: Avaliar associação do desequilíbrio entre membros inferiores, utilizando medidas como o teste de salto com um membro (single Hop Test), dinamometria, perimetria e para avaliação do tornozelo (Lunge Test), com o desfecho de lesão.
AMOSTRA: Amostra de 59 jogadores de futebol profissional da série A de Santa Catarina (2023), com: massa corporal: 78,04±7,73 kg; estatura: 1,80±0,07 metros; idade: 26,66±4,79 anos.
METODOLOGIA: Utilizou-se uma abordagem quantitativa de pesquisa com delineamento transversal. Durante 18 semanas, foram registradas as lesões. Para avaliar o salto utilizou-se o teste single hop test, é um teste de salto unilateral para avaliar a força e confiança, teste de força isométrica, foi utilizado o dinamômetro isométrico, com uma contração de 10 segundos, o Lunge Test é confiável para análise da dorsiflexão. A perimetria mensurou os membros inferiores a 5cm, 10cm acima da patela. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel® (Microsoft®, Redmond, WA, USA). Os indivíduos foram categorizados em maior e menor assimetria. Para a análise estatística, utilizou-se o software SPSS Statistics® v.20.0 (IBM®, Armonk, NY, USA) e aplicou-se o teste de quiquadrado de Pearson, para verificar a associação entre o desfecho de lesão e a assimetria.
RESULTADOS: Não foram encontradas associações entre o desfecho de lesão e a assimetria para nenhum dos testes, no single hop test por exemplo para não lesão com 6% e lesão com 5% de assimetria.
CONCLUSÃO: Mesmo observando assimetria nos testes, como salto unipodal, perimetria, força isométrica e dorsiflexão, não verificamos associações entre assimetria e aumento do risco de lesões.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Futebol

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.