O impacto do regulamento de licença de clubes da CONMEBOL no campeonato brasileiro de futebol feminino (2013-2024)
Palavras-chave:
Futebol, Mulheres, Brasil, Análise DocumentalResumo
Introdução: Este estudo analisou a origem geográfica dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino (CBFF-A1) entre 2013 e 2024, com foco no impacto da implementação do Regulamento de Licença de Clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Objetivos: O objetivo foi investigar a dinâmica de participação dos clubes no CBFF-A1 após a implementação do Regimento de Licença de Clubes pela CONMEBOL, visando compreender como a introdução do Regimento de Licença de Clubes influenciou a composição dos clubes participantes.
Métodos: O estudo utilizou uma análise documental, comparando os clubes antes e depois da implementação do Regimento de Licença de Clubes.
Resultados: Observou-se uma diminuição na presença de clubes das regiões Norte e Nordeste, contrastando com o aumento da participação de clubes da Região Sudeste, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro. A 12ª edição do CBFF-A1, realizada em 2024, marcou a primeira vez que essas regiões não tiveram representantes na competição, enquanto 75% dos clubes participantes eram da Região Sudeste.
Conclusões: O CBFF-A1 está progressivamente se tornando uma extensão do futebol de homens, com uma concentração de poder nas regiões mais economicamente favorecidas, o que pode comprometer o desenvolvimento equitativo do futebol de mulheres no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Futebol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.