Análise longitudinal das variáveis preditivas de vitória no Campeonato Espanhol de Futebol (La Liga)
Palavras-chave:
Análise de Desempenho, La Liga, Futebol, Indicadores-chave de DesempenhoResumo
Introdução: A análise de desempenho no futebol refere-se ao processo de coleta, análise e interpretação de dados, com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos da equipe e dos adversários.
Objetivos: Investigar quais KPIs técnicos e táticos predizem a vitória ou derrota em uma partida de futebol na La Liga.
Métodos: Este estudo teve um desenho observacional retrospectivo. A amostra foi composta por 3.040 partidas das temporadas 2012/2013 a 2019/2020 da primeira divisão da La Liga. A plataforma web InStat Scout® forneceu métricas de desempenho de jogo. Foi realizada uma análise de regressão logística com nível de significância estatística adotado de ? = 0,05.
Resultados: O modelo de regressão logística identificou 17 variáveis significativas. Foram encontradas 10 variáveis com associação positiva para vitória, sendo elas: gols, pênaltis convertidos, passes, passes-chave, eficiência de contra-ataques, entrada no terço final do campo adversário, bolas recuperadas, desafios aéreos, interceptações e desafios defensivos ganhos. Por outro lado, foram encontradas sete variáveis com associação negativa: passes precisos, cruzamentos, entrada no campo adversário, posse de bola, média da duração da posse de bola, bolas perdidas no próprio campo e bolas recuperadas no campo adversário.
Conclusões: Equipes da La Liga podem aumentar as chances de vitória em uma partida ao realizar mais passes e passes-chave, produzir mais entradas no terço final do campo adversário, ser eficazes nas ações de contra-ataque, realizar interceptações, recuperar bolas perdidas e vencer duelos defensivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Futebol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.