Análise longitudinal das variáveis preditivas de vitória no Campeonato Espanhol de Futebol (La Liga)

Autores

  • André Luiz Braga Jacinto Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5260-6838
  • Pedro Henrique dos Santos Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme de Sousa Pinheiro Universidade Técnica de Munique https://orcid.org/0000-0002-5572-1505
  • Varley Teoldo Costa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Análise de Desempenho, La Liga, Futebol, Indicadores-chave de Desempenho

Resumo

Introdução: A análise de desempenho no futebol refere-se ao processo de coleta, análise e interpretação de dados, com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos da equipe e dos adversários.

Objetivos: Investigar quais KPIs técnicos e táticos predizem a vitória ou derrota em uma partida de futebol na La Liga.

Métodos: Este estudo teve um desenho observacional retrospectivo. A amostra foi composta por 3.040 partidas das temporadas 2012/2013 a 2019/2020 da primeira divisão da La Liga. A plataforma web InStat Scout® forneceu métricas de desempenho de jogo. Foi realizada uma análise de regressão logística com nível de significância estatística adotado de ? = 0,05.

Resultados: O modelo de regressão logística identificou 17 variáveis significativas. Foram encontradas 10 variáveis com associação positiva para vitória, sendo elas: gols, pênaltis convertidos, passes, passes-chave, eficiência de contra-ataques, entrada no terço final do campo adversário, bolas recuperadas, desafios aéreos, interceptações e desafios defensivos ganhos. Por outro lado, foram encontradas sete variáveis com associação negativa: passes precisos, cruzamentos, entrada no campo adversário, posse de bola, média da duração da posse de bola, bolas perdidas no próprio campo e bolas recuperadas no campo adversário.

Conclusões: Equipes da La Liga podem aumentar as chances de vitória em uma partida ao realizar mais passes e passes-chave, produzir mais entradas no terço final do campo adversário, ser eficazes nas ações de contra-ataque, realizar interceptações, recuperar bolas perdidas e vencer duelos defensivos.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Henrique dos Santos Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Futebol e Musculação. Prática esportiva no futebol de base até os 18 anos. 1 ano de experiência no futebol universitário dos Estados Unidos pela Concordia College Alabama, AL, EUA disputando a USCAA. 1 ano de curso em Negócios e Gestão pela Concordia College Alabama, AL, EUA. Atualmente Instrutor de Esportes e Lazer do Sesc MH - Carlos Prates. Personal Trainer e Consultora de Ergonomia. Membro do Lapes UFMG, Laboratório de Psicologia do Esporte desde 2022.

Guilherme de Sousa Pinheiro, Universidade Técnica de Munique

Pós-Doutorando em Ciências do Treinamento e Informática no Esporte na Universidade Técnica de Munique. Doutor em Ciências do Esporte pelo Departamento de Análise de Desempenho e Informática no Esporte da Universidade Técnica de Munique - Alemanha, 2022 (Fakultät für Sport- und Gesundheitswissenschaften - Technische Universität München).Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); área de concentração: Treinamento Esportivo / Biomecânica. LAC / EEFFTO - UFMG (Brasil)Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).Membro do UFMG Soccer Science Center (www.ufmgsoccer.com).Professor convidado na Universidade Técnica de Munique (Alemanha) para o curso de mestrado em Esporte e Ciência do Exercício. Membro do Conselho Técnico da FIFA para Sistemas Eletrônicos de Desempenho e Rastreamento, e do Conselho da Sociedade Internacional de Análise de Desempenho Esportivo (ISPAS)

Varley Teoldo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte/Futebol (2011).É Professor Associado do Departamento de Esportes, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto. ufmg.br). Na graduação ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós Graduação é professor no programa de Ciências do Esporte da UFMG), ministrando a disciplina Coaching Esportivo: Formação de Profissionais para o Futebol. É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicologia do Esporte (SIPD). Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx antiga SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG (www.lapes.com.br) e Coordenador do Centro de Ciências do Futebol da UFMG. Líder do Grupo dos grupos de pesquisas: Centro de Ciências do Futebol da UFMG (www.ufmgsoccer.com) e LAPES-UFMG (Laboratório de Psicologia do Esporte/UFMG). Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos ininterruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Prestou consultoria técnico-científica na equipe profissional do Cruzeiro Esporte Clube na área de Coaching Esportivo (2016-2019), Cuiabá Esporte Clube (2021). É professor convidado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para como Licenças de treinadores. Desenvolver trabalhos científicos nas áreas de Futebol e Psicologia do Esporte

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Jacinto, A. L. B., Souza, P. H. dos S., Pinheiro, G. de S., & Costa, V. T. (2025). Análise longitudinal das variáveis preditivas de vitória no Campeonato Espanhol de Futebol (La Liga). Revista Brasileira De Futebol, 17(3), 03–19. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19767