FATORES QUE INFLUENCIAM A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS PELOS AGRICULTORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v21i1.13106Resumo
O aumento da eficiência da produção agrícola deve necessariamente ocorrer de forma sustentável no futuro. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o papel da educação e da percepção climática no comportamento ambiental de agricultores, com foco na regeneração de pastagens degradadas. O desejo de introduzir técnicas agrícolas que reduzam os GEE foi considerado fator positivo para o meio ambiente. Para a análise, realizou-se entrevistas com produtores rurais, cujas propriedades estão localizadas na bacia do Rio das Contas, no estado da Bahia. Metodologicamente, o trabalho foi dividido em três fases principais: coleta de dados; análise preliminar das respostas pró-ambientais; e análise de modelo de probabilidade (Probit). O acesso à educação formal e a assistência técnica foram os principais responsáveis por essa percepção das mudanças climáticas na pesquisa. Estudos têm mostrado que essas duas variáveis podem contribuir para a recuperação de áreas degradadas, pois podem subsidiar decisões em cenários de mudanças climáticas. Verificou-se que a assistência técnica e educação aumentam a disposição dos agricultores em adotar técnicas agrícolas mais sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.