COMPETITIVIDADE DA FRUTICULTURA BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL

Autores

  • Rosemeiry Melo Carvalho
  • Miguel Henrique da Cunha Filho

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v5i4.116

Resumo

Esse artigo utiliza o indicador de vantagem comparativa revelada, a taxa de
cobertura e o indicador de desempenho para analisar a competitividade das exportações
brasileiras de frutas no mercado internacional, no período de 1990 a 2003. Os resultados
obtidos mostram que a castanha de caju, a manga e o melão representam os “pontos
fortes” desse setor. Porém, entre estes, apenas a manga e o melão estão em situação
ótima de competitividade. Outros produtos de grande importância, como a laranja e a
banana, estão em “situação de retirada”, com desvantagem comparativa e perda de
participação nos principais mercados de destinos. Em relação ao desempenho, a
fruticultura brasileira tem ampliado seu espaço no mercado internacional, especialmente
nos Países Baixos e no Reino Unido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-02

Como Citar

Carvalho, R. M., & da Cunha Filho, M. H. (2015). COMPETITIVIDADE DA FRUTICULTURA BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL. Revista De Economia E Agronegócio, 5(4). https://doi.org/10.25070/rea.v5i4.116

Edição

Seção

Artigos