ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MERCADO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PERÍODO DE 1998 A 2008.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v8i2.165Resumo
A cadeia produtiva do leite figura entre os produtos mais importantes da
agropecuária nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do agronegócio.
Nos últimos anos o setor tem passado por diversas transformações em sua estrutura,
com o aumento na participação de mercado das empresas relativamente menores e
redução na parcela de mercado das maiores empresas. O problema de pesquisa deste
trabalho é entender a dinâmica entre os desempenhos da indústria e do varejo e o efeito
sobre os preços pagos aos produtores de leite. Especificamente se busca calcular os
índices de concentração no setor e de causalidade entre os preços recebidos pelo produtor,
markup da indústria e do varejo. A partir de séries temporais de preço é estimado um
modelo VAR e realizado posteriormente o teste de causalidade de Granger. Os resultados
reforçam a tese de desconcentração no setor, e os testes de causalidade indicam baixo
poder de oligopsônio do varejo e da indústria.
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