CONVERGÊNCIA E DINÂMICA AGROPECUÁRIA: UMA ANÁLISE ESPACIAL ENTRE OS ANOS DE 1990 e 2013

Autores

  • Walberti Saith Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eder Luís Tomokazu Kamitani Eletrosul

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v14i1.7601

Resumo

O crescimento da agropecuária tem sido alvo de diversas pesquisas que destacam a crescente importância desse setor na região Norte. A geografia econômica tem mostrado que fenômenos econômicos podem apresentar dependência espacial, principalmente se consideramos o efeito difusão. O objetivo deste trabalho é verificar a existência de clusters espaciais da agropecuária nas microrregiões brasileiras, com enfoque nas variáveis pecuária, lavouras permanentes e temporárias nos anos de 1990 e 2013. A metodologia utilizada é a da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) por meio do cálculo do índice I de Moran global e local, além da análise de clusters. Os resultados mostram a existência de autocorrelação espacial na agropecuária entre as microrregiões brasileiras, nas dimensões das variáveis aqui pesquisadas. Há evidências também de uma migração dessas produções no sentido do Sul e Sudeste para as regiões Centro-Oeste e Norte. Os modelos econométricos estimados evidenciam a existem de um forte efeito espacial na produção da pecuária nas microrregiões brasileiras. Esses também mostram a existência de convergência espacial na produção pecuária brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walberti Saith, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorando em Economai Aplicada Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Eder Luís Tomokazu Kamitani, Eletrosul

Mestre em Economia, Economista Eletrosul

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Saith, W., & Kamitani, E. L. T. (2016). CONVERGÊNCIA E DINÂMICA AGROPECUÁRIA: UMA ANÁLISE ESPACIAL ENTRE OS ANOS DE 1990 e 2013. Revista De Economia E Agronegócio, 14(1). https://doi.org/10.25070/rea.v14i1.7601

Edição

Seção

Artigos