Consumo e certificação de maçãs: perfil do consumidor e disposição a pagar

Autores

  • Eduardo Rodrigues Sanguinet UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Leonardo Xavier da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v15i1.471

Resumo

Este artigo apresenta a análise do comportamento do consumidor diante dos processos de certificação de maçãs. O estudo foi realizado na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). Aplicou-se o modelo de regressão logística para avaliar o perfil do consumidor e sua disposição a pagar por maçãs certificadas. Os resultados mostram que os consumidores não valoram, em sua maioria, os atributos da fruta que relacionam-se à qualidade e segurança do alimento no momento da compra. Verificou-se, também, que o conjunto de características socioeconômicas dos consumidores não possibilita que se trace uma tipologia do indivíduo que valora e que esteja disposto a pagar mais para comprar maçãs certificadas.

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Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues Sanguinet, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM) e Mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e graduando em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa em Processos Cooperativos Agroalimentares (UFRGS), Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa temas relacionados à economia, economia da cultura, políticas públicas para o rural e sistemas agroalimentares.

Leonardo Xavier da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estando vinculado aos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e em Agronegócios (PPGAgronegócios). Ocupa o cargo de diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) e é membro da comissão de graduação do curso de Ciências Econômicas (ComGrad Economia), e da comissão de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural e teoria macroeconômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura, agricultura familiar, política econômica e agricultura brasileira; política macroeconômica e análise dos agregados econômicos

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Publicado

2017-05-19

Como Citar

Sanguinet, E. R., & da Silva, L. X. (2017). Consumo e certificação de maçãs: perfil do consumidor e disposição a pagar. Revista De Economia E Agronegócio, 15(1). https://doi.org/10.25070/rea.v15i1.471

Edição

Seção

Artigos