O ESPAÇO RURAL, RECURSO OU PROBLEMA? O CASO DAS ÁREAS RURAIS GALEGAS

Autores

  • Maria do Mar Pérez Fra

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever512016%25p

Resumo

Neste trabalho analisa-se o caso da Comunidade Autônoma da Galiza, tratase
de um espaço situado no Noroeste do Estado Espanhol e cujas áreas rurais têm importantes problemas demográficos, econômicos e sociais.
É óbvio que não há um elemento explicativo único para esta situação que, aliás, é comum a uma percentagem significativa do território rural europeu.
Mas, em minha opinião, o intenso e abrupto processo desagrariazação experimentado tem muito a ver com a deterioração das zonas rurais da Galiza. A inadequada (ou inexistente) política de melhoramento das estruturas agrícolas é diretamente responsável pelas dificuldades que tiveram as explorações para tirar proveito do esforço de investimento realizado ao mudar a tecnologia de produção. Isso combinado com a incapacidade dos setores secundário e terciário para fornecer uma fonte alternativa de emprego, explica o abandono que sofrem hoje muitas destas áreas rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Mar Pérez Fra

Universidade de Santiago de Compostela - Departamento de Economia Aplicada Escola Politécnica Superior

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Pérez Fra, M. do M. (2016). O ESPAÇO RURAL, RECURSO OU PROBLEMA? O CASO DAS ÁREAS RURAIS GALEGAS. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 5(1). https://doi.org/10.36363/rever512016%p