O ESPAÇO RURAL, RECURSO OU PROBLEMA? O CASO DAS ÁREAS RURAIS GALEGAS

Auteurs

  • Maria do Mar Pérez Fra

DOI :

https://doi.org/10.36363/rever512016%25p

Résumé

Neste trabalho analisa-se o caso da Comunidade Autônoma da Galiza, tratase
de um espaço situado no Noroeste do Estado Espanhol e cujas áreas rurais têm importantes problemas demográficos, econômicos e sociais.
É óbvio que não há um elemento explicativo único para esta situação que, aliás, é comum a uma percentagem significativa do território rural europeu.
Mas, em minha opinião, o intenso e abrupto processo desagrariazação experimentado tem muito a ver com a deterioração das zonas rurais da Galiza. A inadequada (ou inexistente) política de melhoramento das estruturas agrícolas é diretamente responsável pelas dificuldades que tiveram as explorações para tirar proveito do esforço de investimento realizado ao mudar a tecnologia de produção. Isso combinado com a incapacidade dos setores secundário e terciário para fornecer uma fonte alternativa de emprego, explica o abandono que sofrem hoje muitas destas áreas rurais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria do Mar Pérez Fra

Universidade de Santiago de Compostela - Departamento de Economia Aplicada Escola Politécnica Superior

Téléchargements

Publiée

2016-12-05

Comment citer

Pérez Fra, M. do M. (2016). O ESPAÇO RURAL, RECURSO OU PROBLEMA? O CASO DAS ÁREAS RURAIS GALEGAS. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 5(1). https://doi.org/10.36363/rever512016%p