Tradições culturais locais e mudanças climáticas globais

Autores

  • Isadora Moreira Ribeiro
  • Júlia Lorrayne
  • Sheila Maria Doula

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever722018266-272

Resumo

O trabalho trata-se de um uma resenha do minidocumentário Antes da Chuva (2017), produzidopelo Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com a Volante Filmes e com a Associação Rede de Sementes do Xingu. Com duração de 21 minutos, o curta-metragem retrata os impactos das mudanças climáticas no cotidiano dos povos do Território Indígena do Xingu e dos agricultores familiares da região do Araguaia, no estado do Mato Grosso, sendo resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido durante um ano por 14 jovens indígenas e agricultores junto a suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Moreira Ribeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Júlia Lorrayne

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).


Sheila Maria Doula

Doutora em Antropologia Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - UFV. Coordenadora do Observatório da Juventude Rural - UFV.

Referências

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2011.

CINEMA dos Sertões. Troféu Cacto de Ouro. Encontro Nacional Cinema e Vídeo dos Sertões [on-line]. Disponível em: <http://www.cinemadossertoes.com/index.php?pg=exibe2&id=5> . Acesso em 24 jun. 2018.

ISA - Instituto Socioambiental. Minidocumentário Antes da Chuva estreia em plataformas online. Instituto Socioambiental [on-line]. 29 mai. 2018. Disponível em: <https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/minidocumentario-antes-da-chuva-estreia-em-plataformas-online>. Acesso em 24 jun. 2018.

REDE de Sementes do Xingu. Histórico. Rede de Sementes do Xingu [on-line]. Disponível em: < http://sementesdoxingu.org.br/site/historia/#>. Acesso em 24 jun. 2018.

URZEDO, Danilo Ignacio de et al. (Org.). O que será de nossas sementes? – Pesquisa intercultural sobre as mudanças climáticas no Xingu-Araguaia. 1ª ed. São Paulo: Instituto Socioambiental; Canarana, MT: Associação Rede de Sementes do Xingu, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Ribeiro, I. M., Lorrayne, J., & Doula, S. M. (2018). Tradições culturais locais e mudanças climáticas globais. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(2), 266–272. https://doi.org/10.36363/rever722018266-272

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)