Extensão em aquacultura: O exemplo da produção de peixe no assentamento de reforma agrária 26 de outubro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever.v9i2.8240

Resumo

O trabalho foi realizado a partir das demandas da comunidade em parceria com a Escola de Veterinária da UFMG. Inicialmente foi realizado minicurso de piscicultura e reuniões comunitárias onde se buscou dar protagonismo aos produtores nas tomadas de decisão. A produção aquícola ocorreu entre 2015 a 2017. Foram realizadas 17 visitas técnicas, 13 reuniões, 2 cursos de capacitação, 6 aulas práticas e 1 evento de intercâmbio entre comunidades. Foram produzidos 1.550 kg de tilápia ao preço médio de venda de R$8,73. A arrecadação foi convertida em insumos para adesão de quatro novas famílias ao projeto. Os resultados demonstram a eficiência da Extensão Universitária para o aprendizado no curso de graduação em Aquacultura, fortalecimento da Agricultura familiar e a diversificação da renda para agricultores familiares a partir de pequenos investimentos e associados a práticas de mobilização social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui curso técnico em Zootecnia pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia-Campus Rio Pomba (2011), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente mestrando em produção animal no Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase na análise de sistemas produtivos de bovinocultura de leite e extensão rural.

Matheus Anchieta Ramirez, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinárioa da UFMG. Coordenador do Centro de Extensão da Escola de Veterinária da UFMG

Márcio Fernandes Amaral, universidade Federal de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo COLEGIO VISCONDE DE CAIRU (1992) . Graduado em Aquacultura pela UFMG (2018). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

 

Agatha Bacelar Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é graduanda em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PBEXT pelo Programa Comuni, que se propõe a fazer a ligação entre os projetos de Extensão Universitária desenvolvidos no município de Pompéu-MG e região. Sua atuação é pautada pela multi e transdisciplinaridade e a articulação indissociável da extensão ao ensino e a pesquisa.

Tainá Silva Brandão Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui gradução em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Avicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Cadeia de produção avícola, Frango de corte, Patologia e sanidade avícola, Galinha caipira e Extensão rural.

Zélia Inês Portela Lobato, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária (1990) e doutorado em Ciência Animal UFMG/ Australian Animal Health Laboratory (CSIRO) (1996) na área de concentração de Medicina Veterinária Preventiva. É professora Titular da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de produtividade do CNPq. Possui experiência em Virologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de epidemiologia e diagnóstico de doenças virais, imunologia aplicada, vacinas veterinárias. aplicação e teste de biomarcadores. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao diagnóstico e controle dos seguintes vírus: língua azul, parvovirus, circovírus e influenza suína, variola bovina.

Referências

ANDRADE, R. L. B.; WAGNER, L. W.; MAHL, I.; MARTINS, R. S. Custos de produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em um modelo de propriedade da região oeste do Estado do Paraná, Brasil. Ciência Rural, v. 35, n. 1, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, INEP Censo. Divulgação dos Principais Resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ministério da Educação (MEC), 2016.

LIMA, A. F., DA SILVA, A. P., RODRIGUES, A. P. O., PEDROZA FILHO, M. X., MACIEL, P. O., FLORES, R. M. V., BEZERRA, T. A. LIMA, A. F. Metodologia para o monitoramento de dados técnicos e econômicos em pisciculturas familiares. Embrapa Pesca e Aquicultura-Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E), 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO). El estado mundial de la pesca y acuicultura: contribuición a la seguridad alimentaria y la nutrición para todos. Roma, 2016a.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO). The state of world fisheries and aquaculture: contributing to food security and nutrition for all. Roma, 2016b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO). The state of world fisheriesandaquaculture. Roma, 2012.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO (OCDE-FAO). Perspectivas Agrícolas 2015-2024. 2015. Disponível em https://www.fao.org.br/download/PA20142015CB. pdf (visitado em 15 de outubro de 2018).

FONSECA, M. T. L. Extensão rural no Brasil: um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.

FONSECA, W. L.; FONSECA, W. J. L.; OLIVEIRA, A. M.; VOGADO, G. M. S.; SOUZA, G. G. T. SOUZA, T. O.; SOUZA JÚNIOR, S. C.; LUZ, C. S. M. Causas e consequências do êxodo rural no nordeste brasileiro. São Paulo: Nucleus, v. 12, n. 1, p. 233-240, 2015.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS/Pró-Reitoria de Extensão, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2006: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro, p. 1-777, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). Incra nos Estados - Informações gerais sobre os assentamentos da Reforma Agrária. Disponível em: http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php. Acesso em 20 de outubro de 2018.

PRADO, E.; RAMIREZ, M.A. Agricultura familiar e extensão rural no Brasil. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (United Nations). World Population Prospects The 2017 Revision. Key Findings and Advance Tables. New York, 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

de Oliveira, A. F., Ramirez, M. A., Amaral, M. F., Rabelo, A. B., Lopes, T. S. B., & Lobato, Z. I. P. (2021). Extensão em aquacultura: O exemplo da produção de peixe no assentamento de reforma agrária 26 de outubro. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 9(2). https://doi.org/10.36363/rever.v9i2.8240