Embargos de declaração no processo eleitoral: peculiaridades e breve análise ao projeto de 'novo' código de processo civil

Autores

  • Rodrigo Reis Mazzei

Resumo

Este artigo analisa a regulamentação dos embargos de declaração no seio do processo eleitoral, bem como a interpretação que tem sido dada pelos Tribunais Superiores. Aborda questões essenciais dos embargos de declaração, como prazo, natureza jurídica, hipóteses de cabimento e efeito suspensivo, muitas das quais objeto de discussão na doutrina e jurisprudência devido, sobretudo, à diversificação e variedade das normas que tratam do assunto (Código Eleitoral, regimentos internos dos Tribunais e Código de Processo Civil e Código de Processo Penal – aplicados subsidiariamente), além da necessidade de uma interpretação voltada à natureza constitucional da espécie recursal. Observa as propostas do Projeto do Novo CPC, em trâmite legislativo, para a regulamentação dos embargos de declaração e os impactos que esse novo texto trará ao processo eleitoral, pontuando possíveis caminhos para a conciliação entre o “novo” processo civil e o ordenamento eleitoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-11-2013

Como Citar

MAZZEI, R. R. Embargos de declaração no processo eleitoral: peculiaridades e breve análise ao projeto de ’novo’ código de processo civil. Revista de Direito, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 217–274, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1444. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo