O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LAVRAS - MG

Autores

  • Daniel Evangelista Sales Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

educação infantil, educação física, jogos

Resumo

Após muitos anos de investigações sobre a educação infantil, ainda não há consenso sobre um conjunto de práticas envolvendo os conteúdos, as metodologias e as avaliações a serem utilizados nesse segmento de ensino, o que se torna ainda mais complexo ao se pensar isso no âmbito da educação física infantil. A educação infantil deve pautar a intervenção pedagógica no sentido de compreender a criança. Quando essa intervenção é fundamentada no jogo como atividade estruturante da criança, como construção cultural e conteúdo de ensino, faz com que ela aprenda sobre si e os outros. No entanto, muitos professores ainda apresentam certa dificuldade na compreensão e utilização do jogo como conteúdo na educação infantil. O objetivo deste trabalho foi investigar as manifestações do jogo na Educação Infantil a partir da concepção e prática dos professores de Lavras-MG. Foi utilizada como método de investigação a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi pautada pelo recurso de entrevista semiestruturada. Observou-se, após análise das respostas, que a formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação infantil é muito importante para se determinar o tipo de prática realizada. Além disso, é possível notar grande dificuldade em abordar o jogo para além de facilitador do aprendizado de outras disciplinas, ficando limitada sua contribuição no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, C. Educação infantil: prioridade imprescindível. Rio de janeiro: Vozes, 2004.

ARANTES, M. M. Educação física na educação infantil: concepções e práticas de professores. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003.
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, p. 53-60, 2001.
_________ Educação Física escolar: compromisso e desafios. Rio de Janeiro: Motus Corporis, 2003. v. 10.
___________. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Rev. Bras. Cien. Esporte, Campinas, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. São Paulo: Editora Pioneira, 2002.
CAVALARO, A. G.; MULLER, V. R. Educação física na educação infantil: uma realidade almejada. Revista Educar, Curitiba, n.34, p. 241-250, 2009.
DAOLIO, J. Educação fsica e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DARIDO, S. C. Conteúdos na Educação Física Escolar: possibilidades e dificuldades na aplicação de jogos nas três dimensões dos conteúdos. Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 96, maio de 2006.
DUFLO, C. O jogo de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, 1992. p. 174-175.
GARDAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma bermeneutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2002.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. Porto, Portugal: FCDEF-UP, 1995.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GOMES, E. da S.; KUNZ, E. Educação (física) infantil: território de relações comunicativas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, dez. 2010.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
NUNES, K. R. Formação do professor de educação física para a educação infantil: uma análise do debate em periódicos (1973 – 1999). 2003. Monografia (Curso Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2003.
OLIVEIRA, N. R. Educação física na educação infantil: saberes docentes necessários à prática pedagógica. 2011.
OLIVEIRA, N. R. Concepções de infância na educação física brasileira: primeiras aproximações. Rev. Bras. Esporte, Campinas, 2005.
OLIVEIRA, N. R. O espaço do “corpo” na educação da infância. Rev. da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v.6, n.1. p. 1-13, jan/abr. 2008.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Revista Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, jan./mar. 2007.
RIBEIRO, M. P.O. Jogando e aprendendo a jogas: funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar. São Paulo: EDUC; Fapesp, 2005. p. 36-39.
SAYÃO, D. Infância, educação física e educação infantil. Secretaria Municipal de Educação de /Florianópolis, SC, 2000.
SAYÃO, D. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e a educação física. Rev. Bras. de Esporte, Campinas, 2005.
SCAGLIA, A. J. Jogo e educação física escolar: por quê? pra quê? São Paulo. 2005.
SILVA, E J. A educação física como componente curricular na educação infantil: elementos para uma proposta de ensino. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 127-142, maio 2005.
TAVARES, M.; SOUZA J. M. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da educação física na escola. Revista Corporis.

THIOLLENT. M. Metodologia da pesquisa-ação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Educação física na educação infantil: um projeto coletivo para intervenção no cotidiano escolar. 2005. Monografia (Pós-graduação Educação Física para Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Sales, D. E. ., & Reis, F. P. G. dos . (2015). O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LAVRAS - MG. Revista Mineira De Educação Física, 23(1), 72–98. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10012