O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LAVRAS - MG

Autores/as

  • Daniel Evangelista Sales Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

educação infantil, educação física, jogos

Resumen

Após muitos anos de investigações sobre a educação infantil, ainda não há consenso sobre um conjunto de práticas envolvendo os conteúdos, as metodologias e as avaliações a serem utilizados nesse segmento de ensino, o que se torna ainda mais complexo ao se pensar isso no âmbito da educação física infantil. A educação infantil deve pautar a intervenção pedagógica no sentido de compreender a criança. Quando essa intervenção é fundamentada no jogo como atividade estruturante da criança, como construção cultural e conteúdo de ensino, faz com que ela aprenda sobre si e os outros. No entanto, muitos professores ainda apresentam certa dificuldade na compreensão e utilização do jogo como conteúdo na educação infantil. O objetivo deste trabalho foi investigar as manifestações do jogo na Educação Infantil a partir da concepção e prática dos professores de Lavras-MG. Foi utilizada como método de investigação a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi pautada pelo recurso de entrevista semiestruturada. Observou-se, após análise das respostas, que a formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação infantil é muito importante para se determinar o tipo de prática realizada. Além disso, é possível notar grande dificuldade em abordar o jogo para além de facilitador do aprendizado de outras disciplinas, ficando limitada sua contribuição no ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, C. Educação infantil: prioridade imprescindível. Rio de janeiro: Vozes, 2004.

ARANTES, M. M. Educação física na educação infantil: concepções e práticas de professores. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003.
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, p. 53-60, 2001.
_________ Educação Física escolar: compromisso e desafios. Rio de Janeiro: Motus Corporis, 2003. v. 10.
___________. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Rev. Bras. Cien. Esporte, Campinas, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. São Paulo: Editora Pioneira, 2002.
CAVALARO, A. G.; MULLER, V. R. Educação física na educação infantil: uma realidade almejada. Revista Educar, Curitiba, n.34, p. 241-250, 2009.
DAOLIO, J. Educação fsica e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DARIDO, S. C. Conteúdos na Educação Física Escolar: possibilidades e dificuldades na aplicação de jogos nas três dimensões dos conteúdos. Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 96, maio de 2006.
DUFLO, C. O jogo de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, 1992. p. 174-175.
GARDAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma bermeneutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2002.

GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. Porto, Portugal: FCDEF-UP, 1995.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GOMES, E. da S.; KUNZ, E. Educação (física) infantil: território de relações comunicativas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, dez. 2010.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
NUNES, K. R. Formação do professor de educação física para a educação infantil: uma análise do debate em periódicos (1973 – 1999). 2003. Monografia (Curso Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2003.
OLIVEIRA, N. R. Educação física na educação infantil: saberes docentes necessários à prática pedagógica. 2011.
OLIVEIRA, N. R. Concepções de infância na educação física brasileira: primeiras aproximações. Rev. Bras. Esporte, Campinas, 2005.
OLIVEIRA, N. R. O espaço do “corpo” na educação da infância. Rev. da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v.6, n.1. p. 1-13, jan/abr. 2008.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Revista Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, jan./mar. 2007.
RIBEIRO, M. P.O. Jogando e aprendendo a jogas: funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar. São Paulo: EDUC; Fapesp, 2005. p. 36-39.
SAYÃO, D. Infância, educação física e educação infantil. Secretaria Municipal de Educação de /Florianópolis, SC, 2000.
SAYÃO, D. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e a educação física. Rev. Bras. de Esporte, Campinas, 2005.
SCAGLIA, A. J. Jogo e educação física escolar: por quê? pra quê? São Paulo. 2005.
SILVA, E J. A educação física como componente curricular na educação infantil: elementos para uma proposta de ensino. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 127-142, maio 2005.
TAVARES, M.; SOUZA J. M. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da educação física na escola. Revista Corporis.

THIOLLENT. M. Metodologia da pesquisa-ação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Educação física na educação infantil: um projeto coletivo para intervenção no cotidiano escolar. 2005. Monografia (Pós-graduação Educação Física para Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.

Publicado

2015-03-30

Cómo citar

Sales, D. E. ., & Reis, F. P. G. dos . (2015). O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LAVRAS - MG. Revista Mineira De Educação Física, 23(1), 72–98. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10012