EXPRESSÃO CORPORAL E LINGUAGEM: OS MISTÉRIOS DA COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS

Autores

  • Cristiane Alves Martins Mestre, Professor Assistente do Departamento de Educação Física, Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, Patos de Minas-MG, Brasil.
  • Camila Rodrigues Marques Graduação, Bacharel Educação Física, Centro Universitário de Patos de MinasUNIPAM, Patos de Minas-MG, Brasil

Palavras-chave:

perda auditiva, atividade motora, linguagem

Resumo

O processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade tem buscado formas de integrar o indivíduo em seu meio. O uso de linguagens artísticas, como a música, a dança, a pintura, entre outras, tem sido mostrado como importante estratégia metodológica a ser utilizada na formação e inclusão do aluno com deficiência na escola. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre corpo, movimento e expressão corporal na comunicação e linguagem de deficientes auditivos, na percepção de educadores. A amostra do estudo foi composta por oito profissionais de educação, dos quais quatro com formação em Educação Física e três em Pedagogia. O instrumento metodológico utilizado na coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, realizada face a face. As principais temáticas abordadas nas questões versaram sobre a expressão corporal e o desenvolvimento da linguagem e comunicação entre surdos. Os resultados do estudo identificaram a expressão corporal como importante instrumento de comunicação, linguagem e inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, na visão de educadores.

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Referências

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Publicado

2014-10-30

Como Citar

Martins, C. A. ., & Marques, C. R. . (2014). EXPRESSÃO CORPORAL E LINGUAGEM: OS MISTÉRIOS DA COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS. Revista Mineira De Educação Física, 22(3), 116–124. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10046