ESTILO DE VIDA DE MULHERES IDOSAS E MULHERES TRABALHADORAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA-SC

Autores

  • Daiane Chiapetti Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC Concórdia /SC
  • Ivan Carlos Bagnara Doutorando em Educação nas Ciências – UNIJUI. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC - Concórdia / SC

Palavras-chave:

estilo de vida, qualidade de vida, atividade física

Resumo

O estilo de vida e a atividade física estão diretamente relacionados com a saúde das pessoas e, principalmente, dos trabalhadores. Um estilo de vida desleixado pode ser fator decisivo para o aparecimento de doenças graves, como diabetes, cardiopatias e obesidade. O estilo de vida está relacionado a cinco componentes: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, controle do estresse e relacionamento social. Quando alguns desses componentes se encontram abaixo dos níveis aceitáveis, contribui negativamente na saúde do indivíduo. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil do estilo de vida de 30 mulheres, sendo 15 donas de casas na faixa etária de 30 a 59 anos e 15 idosas na faixa etária de 60 a 75 anos. O instrumento de coleta utilizado foi o perfil do estilo de vida individual (PEVI) proposto por Nahas (2001), que analisa o estilo de vida de indivíduos ou grupos. Os resultados finais apontam que os dois grupos estudados possuem índices positivos sobre o bem-estar. Em números, esses índices são de 2,18 para as mulheres trabalhadoras e, superior a este, 2,53 para as mulheres idosas, indicando que as últimas possuem estilo de vida mais adequado quando pensamos em saúde e qualidade de vida. Os piores índices de estilo de vida para as mulheres trabalhadoras foram apresentados nos componentes atividade física (1,45) e controle do estresse (1,82). Já para as mulheres idosas os componentes atividade física (1,76) e nutrição (2,51) foram os que apresentaram os piores resultados, diminuindo logicamente a média final

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTICELLI, Eduardo. Perfil do estilo de vida dos servidores do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia. 2011. Monografia. Curso de Educação Física. UnC Concórdia.

CAMPOS, Marta Alice Gomes; PEDROSO, Enio Roberto Pietra; LAMOUNIER, Joel Alves; COLOSIMO, Enrico Antonio; ABRANTES, Marcelo Militão. Estado nutricional e fatores associados em idosos. Trabalho realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte, MG. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 52, n. 4, p. 214-21, 2006.

FRANK, Andréa Abdala; SOARES, Eliane de Abreu. Nutrição no envelhecer. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.

GONZÁLEZ, Miguel A. Alvarez. Stress: temas de psiconeuroendocrinologia. 2. ed. São Paulo: Robe Editorial, 2001.

HAMILTON, Ian Stuart. A psicologia do envelhecimento: uma introdução. 3. ed. Porto Alegre: Artemed, 2002.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

NAHAS, Markus V. Fundamentos da aptidão física relacionada a saúde. Londrina: Midiograf, 1989.

_______. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

_______. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2003.

NIEMAN, David C. Exercícios e saúde. 1. ed. São Paulo: Manole, 1999.

REBELATTO J.R.; CALVO, J.I.; OREJUELA, J.R.; PORTILLO, J.C. Influência de um programa de atividade física de longa duração sobre força muscular manual e a flexibilidade corporal de mulheres idosas. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 10, n. 1, p. 127-132, 2006.

SILVA, Marcos Aurélio Dias da; MARCHI, Ricardo de. Saúde e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Best Seller, 1997.

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Chiapetti, D. ., & Bagnara, I. C. . (2014). ESTILO DE VIDA DE MULHERES IDOSAS E MULHERES TRABALHADORAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA-SC. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 19–33. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10092