DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

Autores

  • Daniel Netto de Aquino Graduando de Educação Física. Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Camila Santana Domingos Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Gustavo Henrique Silveira Moraes Educador Físico. Preceptor PET-Saúde UFV

Palavras-chave:

educador físico, Estratégia Saúde da Família (ESF) educação fisica

Resumo

Com os avanços das doenças crônicas, observam-se diversos incentivos governamentais para a inserção do profissional de Educação Física nas Unidades de Atenção Primária. O objetivo deste trabalho foi a busca de um consenso acerca do papel do educador físico na Estratégia Saúde da Família (ESF), respeitando as diretrizes definidas para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, tendo como marco teórico o conceito positivo de saúde. Por meio da revisão de literatura utilizada, foi possível observar a necessidade de um trabalho sistematizado, com a diversificação dos conteúdos adotados, reverenciando a formação de equipes multidisciplinares, garantindo, dessa maneira, o acesso integral e universal a todos os usuários, buscando sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES 58/2004, de 31 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2004/pces058_04.pdf>. Acesso em: 5 março 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRUGNEROTTO, Fábio Augusto. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.

COUTINHO, Silvano da Silva. Competências do profissional de Educação Física na Atenção Básica a Saúde. 2011. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP, Ribeirão Preto, 2011.

ESCOREL, Sarah. Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998.
.

PINELI, Paula Pereira; MORAES, Gustavo Henrique Silveira; PEREIRA, Eveline Torres. Oficina Educativa Interdisciplinar em Atenção Primária à Saúde: (re) pensando práticas curriculares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 12., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. v. 12. p. 1158-1158.


SANTOS, Sueyla F. da Silva; BENEDETTI, Tânia R. Bertoldo. Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p.188-194, junho 2012.

SILVA, Francisco Martins (Org.). Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física. Rio de Janeiro: CONFEF, 2010.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

Aquino, D. N. de ., Domingos, C. S. ., & Moraes, G. H. S. . (2013). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF). Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 144–154. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10127