DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

Autores/as

  • Daniel Netto de Aquino Graduando de Educação Física. Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Camila Santana Domingos Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Gustavo Henrique Silveira Moraes Educador Físico. Preceptor PET-Saúde UFV

Palabras clave:

educador físico, Estratégia Saúde da Família (ESF) educação fisica

Resumen

Com os avanços das doenças crônicas, observam-se diversos incentivos governamentais para a inserção do profissional de Educação Física nas Unidades de Atenção Primária. O objetivo deste trabalho foi a busca de um consenso acerca do papel do educador físico na Estratégia Saúde da Família (ESF), respeitando as diretrizes definidas para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, tendo como marco teórico o conceito positivo de saúde. Por meio da revisão de literatura utilizada, foi possível observar a necessidade de um trabalho sistematizado, com a diversificação dos conteúdos adotados, reverenciando a formação de equipes multidisciplinares, garantindo, dessa maneira, o acesso integral e universal a todos os usuários, buscando sua autonomia.

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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

Aquino, D. N. de ., Domingos, C. S. ., & Moraes, G. H. S. . (2013). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF). Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 144–154. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10127