CHALLENGES AND PROSPECTS OF PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL IN FAMILY HEALTH STRATEGY (FHS)
Keywords:
physical educator, Family Health Strategy (FHS); physical educationAbstract
With the advances in chronic diseases, it is observed several government incentives for the insertion of the physical education professional in the Primary Care units. This study aimed to search for consensus on the role of the Physical Educator in Family Health Strategy (FHS), respecting the guidelines set for the Family Health Support Nucleus, having as theoretical framework the positive concept of health. Through literature review used, it was observed the need for a systematic work, with the diversification of contents adopted, revering the formation of multidisciplinary teams, ensuring, in this way, the full and universal access to all users, seeking their autonomy
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES 58/2004, de 31 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2004/pces058_04.pdf>. Acesso em: 5 março 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
BRUGNEROTTO, Fábio Augusto. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
COUTINHO, Silvano da Silva. Competências do profissional de Educação Física na Atenção Básica a Saúde. 2011. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP, Ribeirão Preto, 2011.
ESCOREL, Sarah. Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998.
.
PINELI, Paula Pereira; MORAES, Gustavo Henrique Silveira; PEREIRA, Eveline Torres. Oficina Educativa Interdisciplinar em Atenção Primária à Saúde: (re) pensando práticas curriculares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 12., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. v. 12. p. 1158-1158.
SANTOS, Sueyla F. da Silva; BENEDETTI, Tânia R. Bertoldo. Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p.188-194, junho 2012.
SILVA, Francisco Martins (Org.). Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física. Rio de Janeiro: CONFEF, 2010.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.