PERFIL DE ATLETAS MINEIRAS PRATICANTES DE ESPORTES COLETIVOS NOS ANOS DE 1997 E 2008
Palavras-chave:
perfil de atletas, mulheres, esportes coletivos, esporte femininoResumo
Este estudo buscou traçar o perfil de atletas mineiras participantes dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) em 1997 e em 2008, estabelecendo uma comparação entre os dados encontrados nessas duas edições. Foram aplicados questionários às atletas do sexo feminino, praticantes de futsal, voleibol, basquetebol e handebol, na fase final dos Jogos. A amostra foi composta por 479 informantes. Foi aplicado o teste T para comparação das médias de idade, do tempo de prática esportiva e do número de participações nos JIMI das atletas investigadas em 1997 e em 2008. Foram detectadas diferenças significativas (pd”0,05) para essas variáveis. O nível de instrução, o estado civil e a participação em outros tipos de competição foram analisados por meio da distribuição de frequência relativa. O perfil encontrado na maioria das atletas indica que: são mulheres jovens, solteiras, de grau de instrução de nível médio, que praticam esportes há mais de oito anos e participaram de poucas edições dos JIMI. Comparando as duas edições, constatou-se melhoria no nível de instrução das atletas, aumento no tempo de prática esportiva, na idade e no número de participações nos jogos, o que sugere uma elevação do nível competitivo das atletas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Lei nº 3199 de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o país. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1941.
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. O Brasil nos Jogos. Disponível em: <http://www.cob.org.br/brasil_jogos/home.asp>. Acesso em: 15 ago. de 2009.
DEVIDE, F. P. História das mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos. In: TURINI, M.; DaCOSTA, L. (Org.). Coletânea de textos em Estudos Olímpicos. Fórum Olímpico. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2002. Vol 2. p. 291 – 321.
FARIAS, C. M. Projeção e emancipação das mulheres brasileiras no esporte, 1932-1968. Trabalho apresentado no 13º Encontro de História ANPUH-Rio, Rio de Janeiro, 2008.
GOMES, E. M. P. A participação das mulheres na gestão do esporte brasileiro: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008.
GRECO, P. J. O ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes coletivos: uma análise inter e transdisciplinar. 2002.
MANDELL, R. D. Historia cultural del deporte. Barcelona: Ediciones Belaterra, 1986.
MENDA, P. B. Análise da dicotomia sofrimento e prazer na função gerencial feminina. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MINAS GERAIS. Regulamento Geral JIMI/1997. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Esporte, 1997.
MINAS GERAIS. Regulamento Geral JIMI/2008. Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Esporte, 2008.
MOURÃO, L. A formação corporal da mocidade feminina no Rio de Janeiro do século XIX. Representação de João da Matta Machado. In: VOTRE, S. J. (Org.). Representação social do esporte e da atividade física: Ensaios etnográficos. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/INDESP, 1998. p.119-132.
OLIVEIRA G.; CHEREM E. H. L.; TUBINO M. J. G. A inserção histórica da mulher no esporte. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 16, n. 2, p. 117-125, 2008.
SANTANA, W. C.; REIS, H. H. B. Futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 11, n. 4, p. 45-50, 2003.
SECRETARIA DO ESTADO DE ESPORTES DA JUVENTUDE. Números do JIMI. Disponível em: <http://www.jimi.mg.gov.br/site/pagina.php?id=18#>. Acesso em: 18 ago. 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.