INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
criança, equilíbrio postural, educaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve que permanecer nesta posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Na análise estatística foi utilizado o teste de Student independente e, para dados não paramétricos, o teste de MannWhitney. Podemos observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.
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