INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Alexandre de Souza e Silva Doutor em Ciências do Desporto-UTAD, Portugal; Centro Universitário de ItajubáFEPI, Brasil.
  • Magda Cristina Nascimento Rochael Mestre em Educação-Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações-UNINCOR, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil
  • Taís Cristiane Silva Graduada em Pedagogia-Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil.
  • José Jonas de Oliveira Mestrando em Ciência do Movimento Humano-Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Brasil. Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Brasil.
  • Jasiele Aparecida de Oliveira Silva Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil

Palavras-chave:

criança, equilíbrio postural, educação

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve que permanecer nesta posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Na análise estatística foi utilizado o teste de Student independente e, para dados não paramétricos, o teste de MannWhitney. Podemos observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

Silva, A. de S. e ., Rochael, M. C. N. ., Silva, T. C. ., Oliveira, J. J. de ., & Silva, J. A. de O. . (2016). INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR. Revista Mineira De Educação Física, 24(3), 94–102. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9914

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