INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR
Palabras clave:
criança, equilíbrio postural, educaçãoResumen
O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve que permanecer nesta posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Na análise estatística foi utilizado o teste de Student independente e, para dados não paramétricos, o teste de MannWhitney. Podemos observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.
Descargas
Citas
ARAÚJO, M.P.; BARELA, J.A.; CELESTINO, M.L.; BARELA, A.M.F. Contribution of differents contents of physical education classes in elementary school I for the development of basic motor skills. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012.
BESSA, M.F.S.; PEREIRA, J.S. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 4, p. 57-62, 2002.
BUTZ, S.M.; SWEENEY, J.K.; ROBERTS, P.L.; RAUH, M.J. Relationships among age, gender, anthropometric characteristics, and dynamic balance in children 5 to 12 years old. Pediatric Physical Therapy, v. 27, n. 2, p. 126-133, 2015.
CARMO, N.; GRINGER, C.; SOUZA NETO, J.B.; FRANÇA, J.C.; VICTORINO, R.; PEREIRA, C.C.D.A. A importância da Educação Física Escolar sobre aspectos de saúde: sedentarismo. Revista Educare CEUNSP, v. 1, n. 1, p. 21-29, 2013.
DREWS, R.; CARDOZO, P.; CORAZZA, S.T.; KATZER, J.I.; MEZZOMO, S.P. Equilíbrio e flexibilidade em escolares praticantes de educação física e ballet clássico. Revista Digital, v. 15, n. 150, p. 1, 2010.
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.
GÖKDEMIR, K.; CIGERCI, A.E.; ER, F.; SUVEREN, C.; SEVER, O. The comparison of dynamic and static balance performance of sedentary and different branches athletes. World Applied Sciences Journal, v. 17, n. 9, p. 1079-1082, 2012.
HARTMAN, E.; HOUWEN, S.; VISSCHER, C. Motor skill performance and sports participation in deaf elementary school children. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 28, n. 2, p. 132-45, 2011.
JOHNSON, B.L.; NELSON, J.K. Pratical measurements for evaluation in physical education. United States of America: Burgess Publishing, 1979.
MELO, R.S.; LEMOS, A.; RAPOSO, M.C.F.; FERRAZ, K.M. Desempenho do equilíbrio dinâmico de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 6, p. 442-446, 2014.
PRANKE, G. L.; LEMOS, G. Equilíbrio corporal em crianças. Foz do Iguaçu: Revinter, 2007.
RAJENDRAN, V.; ROY, F.G.; JEEVANANTHAM, D. Postural control, motor skills, and health-related quality of life in children with hearing impairment: a systematic review. European Archives Of Otorhinolaryngology, v. 269, n. 4, p. 1063-1071, 2012.
REBELATTO, J.R.; CASTRO, A.P.; SAKO, F.K.; AURICHIO, T.R. Equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos senescentes e o índice de massa corporal. Fisioterapia em Movimento, v. 21, n. 3, p. 69-75, 2008.
SILVA, M.C.R.; CORAZZA, S.T.; KATZER, J.I.; MOTA, C.B.; SOARES, J.C. Equilíbrio corporal em crianças e adolescentes asmáticos e não asmáticos. Motriz, v. 19, n. 2, p. 480-486, 2013.
VENETSANOU, F.; KAMBAS, A. The effects of age and gender on balance skills in preschool children. Physical Education and Sport, v. 9, n. 1, p. 81-90, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.