INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR

Autores/as

  • Alexandre de Souza e Silva Doutor em Ciências do Desporto-UTAD, Portugal; Centro Universitário de ItajubáFEPI, Brasil.
  • Magda Cristina Nascimento Rochael Mestre em Educação-Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações-UNINCOR, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil
  • Taís Cristiane Silva Graduada em Pedagogia-Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil.
  • José Jonas de Oliveira Mestrando em Ciência do Movimento Humano-Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Brasil. Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Brasil.
  • Jasiele Aparecida de Oliveira Silva Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS, Brasil. Centro Universitário de Itajubá-FEPI, Brasil

Palabras clave:

criança, equilíbrio postural, educação

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve que permanecer nesta posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Na análise estatística foi utilizado o teste de Student independente e, para dados não paramétricos, o teste de MannWhitney. Podemos observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, R. F.; ROSSI, A.G.; PRANKE, G.I.; LEMOS, L.F.C. Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar. Revista CEFAC, v. 15, n. 3, p. 528-537, 2013.

ARAÚJO, M.P.; BARELA, J.A.; CELESTINO, M.L.; BARELA, A.M.F. Contribution of differents contents of physical education classes in elementary school I for the development of basic motor skills. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012.

BESSA, M.F.S.; PEREIRA, J.S. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 4, p. 57-62, 2002.

BUTZ, S.M.; SWEENEY, J.K.; ROBERTS, P.L.; RAUH, M.J. Relationships among age, gender, anthropometric characteristics, and dynamic balance in children 5 to 12 years old. Pediatric Physical Therapy, v. 27, n. 2, p. 126-133, 2015.

CARMO, N.; GRINGER, C.; SOUZA NETO, J.B.; FRANÇA, J.C.; VICTORINO, R.; PEREIRA, C.C.D.A. A importância da Educação Física Escolar sobre aspectos de saúde: sedentarismo. Revista Educare CEUNSP, v. 1, n. 1, p. 21-29, 2013.

DREWS, R.; CARDOZO, P.; CORAZZA, S.T.; KATZER, J.I.; MEZZOMO, S.P. Equilíbrio e flexibilidade em escolares praticantes de educação física e ballet clássico. Revista Digital, v. 15, n. 150, p. 1, 2010.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.

GÖKDEMIR, K.; CIGERCI, A.E.; ER, F.; SUVEREN, C.; SEVER, O. The comparison of dynamic and static balance performance of sedentary and different branches athletes. World Applied Sciences Journal, v. 17, n. 9, p. 1079-1082, 2012.

HARTMAN, E.; HOUWEN, S.; VISSCHER, C. Motor skill performance and sports participation in deaf elementary school children. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 28, n. 2, p. 132-45, 2011.

JOHNSON, B.L.; NELSON, J.K. Pratical measurements for evaluation in physical education. United States of America: Burgess Publishing, 1979.

MELO, R.S.; LEMOS, A.; RAPOSO, M.C.F.; FERRAZ, K.M. Desempenho do equilíbrio dinâmico de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 6, p. 442-446, 2014.

PRANKE, G. L.; LEMOS, G. Equilíbrio corporal em crianças. Foz do Iguaçu: Revinter, 2007.

RAJENDRAN, V.; ROY, F.G.; JEEVANANTHAM, D. Postural control, motor skills, and health-related quality of life in children with hearing impairment: a systematic review. European Archives Of Otorhinolaryngology, v. 269, n. 4, p. 1063-1071, 2012.

REBELATTO, J.R.; CASTRO, A.P.; SAKO, F.K.; AURICHIO, T.R. Equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos senescentes e o índice de massa corporal. Fisioterapia em Movimento, v. 21, n. 3, p. 69-75, 2008.

SILVA, M.C.R.; CORAZZA, S.T.; KATZER, J.I.; MOTA, C.B.; SOARES, J.C. Equilíbrio corporal em crianças e adolescentes asmáticos e não asmáticos. Motriz, v. 19, n. 2, p. 480-486, 2013.

VENETSANOU, F.; KAMBAS, A. The effects of age and gender on balance skills in preschool children. Physical Education and Sport, v. 9, n. 1, p. 81-90, 2011.

Publicado

2016-10-30

Cómo citar

Silva, A. de S. e ., Rochael, M. C. N. ., Silva, T. C. ., Oliveira, J. J. de ., & Silva, J. A. de O. . (2016). INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR. Revista Mineira De Educação Física, 24(3), 94–102. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9914

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.