A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE E SEUS REFLEXOS NA FASE ADULTA

Autores

  • Thiago Rafael da Costa Barros Licenciado em Educação Física; Especialização em Fisiologia e Cinesiologia da Atividade e Saúde

Palavras-chave:

brincadeira, criança, adultos, lúdico

Resumo

A análise da criança inserida na sociedade brasileira atual demonstra que, em uma perspectiva mais geral, o que se percebe é a impossibilidade da vivência do lúdico na infância. Na sociedade moderna e, em particular, nas grandes cidades, ainda que por razões bem diferentes, as crianças não têm tempo e espaço para a vivência da infância, e isso independe de sexo ou das classes sociais. Especialistas em educação física acreditam que as crianças atuais estão desenvolvendo pouco as habilidades motoras. Para eles, a tecnologia, o aumento da violência e o pouco entendimento dos pais acerca do assunto são as principais causas. Nos adultos, já é possível notar que alguns têm algum tipo de limitação motora em alguma atividade, ou demoram mais a se adequar a elas. Nesse sentido, o papel da Educação Física na infância é extremamente importante no processo educacional infantil, pois favorece, através das atividades lúdicas, os meios para a criança explorar seu corpo, além de desenvolver uma gama de habilidades motoras que irão perdurar por toda a sua vida. O presente estudo teve como objetivo verificar as contribuições das atividades lúdicas por meio da Educação Física para o desenvolvimento motor de crianças de 5 a 6 anos de idade e seus reflexos na fase adulta. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, e o método utilizado foi o observacional. Fizeram parte da pesquisa alguns convidados adultos e pais de alguns alunos da Escola Estadual Professor Benício Leão, situada na zona sul de Manaus. Foram realizadas com as crianças 16 sessões de atividades motoras com aspectos lúdicos. Essas atividades aconteceram nos finais de semana, com 40 minutos de duração, para que pudéssemos verificar se teriam as mesmas dificuldades de uma criança. As sessões foram filmadas, para posterior análise. Na análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, em que foi possível identificar os aspectos motores. No aspecto motor, notamos a interação de diversas funções motoras (perceptivo-motora, neuromotor, psicomotora), processo adaptativo, evolutivo e recreativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CATUNDA, Ricardo. Brincar, criar e vivenciar na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. p. 30.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz. Campinas: Vênus, 2005.
FERREIRA, A. B. Novo dicionário da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Positivo, 2004.
FONSECA, V. S. da. Estrutura de decisão: um estudo de caso em uma organização catarinense. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Canela, v. 16, setembro 1992.
FREIRE, J. B. Educação do corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.
FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.
GALAHUE, D. L.; OZMUN, D. J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
GALAHUE, D.L.; OZMUN, D. J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.
GALLAHUE, D.; DONNELLY, C. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NEVES, L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
RIGOLIN, R. Luiz. Desempenho esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.tribunadoplanalto.com.br>. Acesso em: 05/04/2013.
São Paulo: Mande, 1991.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VAYER, Pierre. O diálogo corporal: a ação educativa para crianças de dois a cinco anos.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Barros, T. R. da C. . (2015). A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE E SEUS REFLEXOS NA FASE ADULTA. Revista Mineira De Educação Física, 23(2), 30–42. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9962