A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE E SEUS REFLEXOS NA FASE ADULTA

Autores/as

  • Thiago Rafael da Costa Barros Licenciado em Educação Física; Especialização em Fisiologia e Cinesiologia da Atividade e Saúde

Palabras clave:

brincadeira, criança, adultos, lúdico

Resumen

A análise da criança inserida na sociedade brasileira atual demonstra que, em uma perspectiva mais geral, o que se percebe é a impossibilidade da vivência do lúdico na infância. Na sociedade moderna e, em particular, nas grandes cidades, ainda que por razões bem diferentes, as crianças não têm tempo e espaço para a vivência da infância, e isso independe de sexo ou das classes sociais. Especialistas em educação física acreditam que as crianças atuais estão desenvolvendo pouco as habilidades motoras. Para eles, a tecnologia, o aumento da violência e o pouco entendimento dos pais acerca do assunto são as principais causas. Nos adultos, já é possível notar que alguns têm algum tipo de limitação motora em alguma atividade, ou demoram mais a se adequar a elas. Nesse sentido, o papel da Educação Física na infância é extremamente importante no processo educacional infantil, pois favorece, através das atividades lúdicas, os meios para a criança explorar seu corpo, além de desenvolver uma gama de habilidades motoras que irão perdurar por toda a sua vida. O presente estudo teve como objetivo verificar as contribuições das atividades lúdicas por meio da Educação Física para o desenvolvimento motor de crianças de 5 a 6 anos de idade e seus reflexos na fase adulta. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, e o método utilizado foi o observacional. Fizeram parte da pesquisa alguns convidados adultos e pais de alguns alunos da Escola Estadual Professor Benício Leão, situada na zona sul de Manaus. Foram realizadas com as crianças 16 sessões de atividades motoras com aspectos lúdicos. Essas atividades aconteceram nos finais de semana, com 40 minutos de duração, para que pudéssemos verificar se teriam as mesmas dificuldades de uma criança. As sessões foram filmadas, para posterior análise. Na análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, em que foi possível identificar os aspectos motores. No aspecto motor, notamos a interação de diversas funções motoras (perceptivo-motora, neuromotor, psicomotora), processo adaptativo, evolutivo e recreativo. 

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Publicado

2015-07-30

Cómo citar

Barros, T. R. da C. . (2015). A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE E SEUS REFLEXOS NA FASE ADULTA. Revista Mineira De Educação Física, 23(2), 30–42. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9962