CURRICULUM PROPOSAL FOR PHYSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ VIEW IN LAVRAS – MG
Keywords:
curriculum, physical education classes, schoolsAbstract
This study aimed to analyze the report of the Physical Education teachers from 4 schools of statewide network in the city of Lavras – MG, under the point of view of the State Curriculum Proposal, based on the teachers’ approach who work or have worked with the document. It was used as method, within the qualitative research perspectives, the semi-structured interview resource to survey the most relevant aspects that pervade the Curriculum Proposal and are evidenced in the teachers’ classes. According to our analysis, it is noteworthy that there must be observed multilaterally all aspects that influence the implementation of the Curriculum Proposal, since within the state of Minas Gerais there are numerous particularities.
Downloads
References
AZEVEDO, E. S.; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. In: A formação profissional e a prática pedagógica. Paraná: Midiograf, 2001. p. 77-94.
BARTHOLO, M. F. A construção do conhecimento e o projeto político-pedagógico da Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, vol. 3, p. 53-64, Jul./Jun. 1999-2000.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor?. Motriz, Rio Claro, v.1, n.1, p. 25-31, junho/1999.
BETTI, I. C. R.; BETTI, M. Novas perspectivas na formação profissional em educação física. Motriz, Rio Claro, v. 2, Número 1, p. 10-15, Junho/1996.
BETTI, M. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte[online], São Paulo, v.19, n.3, p. 183-197, 2005.
COSTA, V. L. P.Função social da escola. Disponível em: <www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf>. Acesso em: 12 de outubro de 2011.
CUNHA, L. A. Os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental: convívio social e ética. Cad. Pesq., São Paulo, n.99, p.60-72, Nov. 1996.
FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J. Educação Física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 27-37, jul. 2007.
GUIMARÃES, A. A.; PELLINI, F. C.; ARAÚJO, J. S. R. de.; MAZZINI, J. M. Educação Física Escolar: atitudes e valores. Motriz, Rio Claro, Vol. 7, n.1, p. 17-22, Jan/Jun. 2001.
LIMA, M. de.; LEMOS, M. F.; ANAYA, V. Currículo escolar e construção cultural: uma análise prática. Dialogia, São Paulo, v.5, p. 145-151, 2006.
MEDEIROS, A. S. Influências dos aspectos físicos e didáticos pedagógicos nas aulas de Educação Física em escolas municipais de Belém. Revista Científica da UFPA, Belém, v.7, n.1, 2009.
MINAS GERAIS. Proposta Curricular da Educação Física para o Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano. CBC. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação, 2005.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. 288 p.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n.3, 2º sem./1996.
NUNES, C. S. C. A função social da escola e sua relação com a avaliação escolar e objetivos de ensino. Trilhas, Belém, v.1, n.2, p. 56-65, nov./2000.
PLATAFORMA LATTES. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/> .Acesso em: 28 de outubro de 2011.
RODRIGUES, G. M. A avaliação na educação física escolar: caminhos e contextos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, ano 2, n.2, p. 11-21, 2003.
ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.167-178, set./dez, 2005.
SOUSA, E. S.; ALTMANN, H.; Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, Campinas, ano 19, n.48, agosto/1999.
VEIGA, I. P. A. (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. 24. ed. Campinas: Papirus, 2008.
____________. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez./2003.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.