A HEGEMONIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA DE SUPERAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CURRICULARES

Autores/as

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Pós-graduação em Educação Física escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED). Universidade Estadual Vale do Acaraú.
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED). Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palabras clave:

hegemonia do esporte, educação física escolar, práticas curriculares

Resumen

Neste ensaio, identificamos o esporte como uma prática hegemônica nas aulas de Educação Física escolar, pois trata-se de um fenômeno cultural que promove muitas e engrandecedoras vivências quando abordado na escola. Assim, procuramos contribuir para o trabalho pedagógico em Educação Física através de uma proposta de superação dessa hegemonia, por intermédio de práticas curriculares pautadas em três etapas, as quais buscaram articular as atividades escolares com a realidade social dos alunos. Nesse sentido, o currículo escolar seria o principal veículo para levar os alunos à superação da problemática em questão

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. O financiamento dos programas federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008). Movimento (UFRGS), v. 16, p. 53-71, 2010.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 4. ed. Ijuí-RS: UNIJUI, 2011.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
COLETIVO DE AUTORES. A Carta de Carpina: Educação Física - Novos compromissos: pedagogia, movimento, miséria. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas-SP, v. 23, n.1, p. 33-40, 2001.
________________________. Metodologia de ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
GHILARDI, R. Formação profissional em educação física: a relação entre teoria e prática. Motriz: Revista de Educação Física, v.18, n. 2, p. 245-252, 2012.
HALL, S. A. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
NUNES, M. L. F.; RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, p. 55-77, 2008.
PÁDUA. E. M. M. Metodologia da pesquisa científica: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 2004.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões (Campinas. Online), v. 9, p. 110-132, 2011.
SANTÍN, S. Esporte educacional: esporte na escola e esporte da escola. In: SIMPÓSIO NA-CIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 26., 2007, Pelotas RS. Anais... Pelotas RS2007. (On-line).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOUSA SOBRINHO, J. P. et al. A formação do ser omnilateral e a cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16., 2009; III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2009. Anais... Salvador: 2009.
.
TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.
VAGO, T. M. Esporte da escola, esporte na escola: da negação radical à tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, n. 5, p. 4-17, 1996.
VARGAS, C. P.; MOREIRA, A. F. B. A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 42, p. 408-427, 2012. (Fundação Carlos Chagas. Impresso).

Publicado

2014-10-30

Cómo citar

Paula, A. S. do N. de ., & Kátia Regina Rodrigues Lima. (2014). A HEGEMONIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA DE SUPERAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CURRICULARES. Revista Mineira De Educação Física, 22(3), 166–180. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10050